Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
VN Barquinha

VN Barquinha: Desejou-se audácia no futuro na Tomada de Posse dos Órgãos Autárquicos

16/10/2021 às 17:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, foi o palco escolhido para a cerimónia de instalação dos novos Órgãos Autárquicos de Vila Nova da Barquinha, este sábado, dia 16 de outubro. O momento solene foi ainda abrilhantado com a atuação do Septeto da Banda Musical dos Bombeiros de Vila Nova da Barquinha, “escolhido para representar as muitas associações e coletividades do concelho, a destacar a sua importância e o trabalho desenvolvido nas áreas cultural, desportiva, social, lúdica, socorro e proteção”.

Fernando Freire, candidato do Partido Socialista, foi eleito para cumprir o seu terceiro e último mandato à frente dos destinos do concelho e “conforme consagrado em programa eleitoral, reafirmo que o nosso compromisso político distribuído à população é para cumprir. Como cumprimos em 2017-2021”.

Para o presidente da Câmara Municipal, “há que ouvir as pessoas”, pois “certo que hoje o material, a riqueza, o efémero parecem superar a moral, os princípios e valores que nos formam eticamente. É preciso acreditar e lutar em prol dos valores da democracia, da igualdade e da tolerância. É preciso garantir que as instituições democráticas não estejam subordinadas a qualquer tipo de populismo. É preciso combater a mentira”, afirmou Fernando Freire. Adiantou ainda que “é importante exercer um serviço público para servir e não se servir”.

Quanto aos representantes da oposição “cabe uma atividade de acompanhamento, fiscalização e crítica, certamente sempre oportuna. Mas não pactuaremos com vozes de suspeitas infundadas e de falsidades”.

Para Fernando Freire, “em democracia, é tão importante estar a governar como na oposição, e a ação governativa será tanto melhor quanto melhor for o trabalho de escrutínio e as alternativas das oposições feitas com responsabilidade e oportunidade”.

De saída do Executivo Municipal está Rui Constantino e Fernando Freire não esqueceu quem, “ao longo de mais de 20 anos, exerceu o cargo de vereador e vice-presidente da Câmara, com inegável vivacidade e sentido de bem servir”.

“Rui, o nosso bem-haja e as maiores venturas para a tua nova caminhada”, foram os votos de Fernando Freire.

As garantias do presidente

No seu discurso, Fernando Freire começou por garantir empenho pois quer, neste mandato, “continuar como a melhor Câmara da região no cumprimento dos prazos de licenciamento de obras”. Garantiu compromisso claro com o social pois quer “o alargamento do Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha e da Associação de Bem-Estar das Madeiras” e também continuar com “as parcerias da Loja Social com apoio à população mais carenciada, em articulação estreita e rigorosa com a rede de instituições do concelho”.

O presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha garantiu ainda uma boa articulação com a comunidade no “apoio aos Bombeiros, às coletividades e dedicação às instituições”, no “desenvolvimento da Cultura, Educação e da Arte”, no “empenho na instalação de empresas, capacitação e inovação empresarial” e “denodo com visibilidade nas Áreas de Regeneração Urbana”.

Fernando Freire quer ainda apostar na mobilidade entre concelhos limítrofes e prometeu “empenho” na questão do aeroporto do Polígono Militar de Tancos. Focou ainda a atenção para as alterações climáticas, proteção ambiental, defesa do Tejo e sustentabilidade, segurança e Proteção Civil.

“Sejamos audaciosos”, afirmou. “Caminhemos em rumo ao foco que nos une. Saibamos mantermos unidos na defesa dos interesses desta terra cientes que o futuro não é nada que nos é oferecido. O futuro é duro trabalho, é tudo o que nós juntos quisermos que seja e formos capazes de construir”.

Presidente da Assembleia destaca políticas de proximidade

António Ribeiro continua como presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha. Eleito para um novo mandato, o também presidente da Assembleia cessante, agradeceu “a todos os autarcas que agora cessam as suas funções, pelo serviço público, pela entrega e generosidade”. Lembrou que, “alguns deles, há várias décadas”.

António Ribeiro desejou ainda votos de “bom trabalho e boa sorte” ao Executivo Municipal que agora inicia funções e deixou uma “saudação especial para todos os membros das Juntas e Assembleias de Freguesia que são os primeiros a concretizar o que tanto se proclama e deseja: as políticas de proximidade”.


EXECUTIVO

Fernando Freire (PS)

Marina Honório (PS)

Paula Pontes (PS)

Paula Gomes da Silva (PPD-PSD)

Manuel Mourato (PS)

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

António Augusto Ribeiro (PS) - Presidente

João Manuel Alves Gralha (PS) - 1.º Secretário

Maria de Fátima Couteiro da Silva Martins (PS) - 2.º Secretário

Paulo Fernando Graça Constantino (PS)

Nuno Miguel Reis Marques de Sousa Gomes (PPD-PSD)

Alfredo Miguel Garcia Coelho (Chega)

Paula Alexandra Vieira Duarte (CDU)

Benjamim Santos Abalada Reis (PS)

Carla Cristina Montalvo Pequito Cardoso (PS)

José António Proença Salvado (PPD-PSD)

César Augusto da Silva Barros Cardigos (PS)

Anabela Oliveira Simões (Chega)

António Fernando Nabo Martins (PS)

Tânia Nair Batista Parracho Fernandes (PS)

Anabela Pereira Cardoso Queiroz (PPD-PSD)

JUNTAS DE FREGUESIA

Praia do Ribatejo – José Pimenta (PS)

Vila Nova da Barquinha – António Costa (PS)

Atalaia – Manuel Honório (PS)

Tancos – Miguel Homem (PS)

Galeria de Imagens