Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Constância: Deputados do PS realizam visita ao concelho e falam de uma vila “vazia”

27/06/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os Deputados do Partido Socialista, eleitos pelo Círculo Eleitoral de Santarém, António Gameiro e Hugo Costa, estiveram de visita ao concelho de Constância, esta segunda-feira.

A visita, conduzida por Sérgio Oliveira, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Constância, principiou no Parque Ambiental de Santa Margarida da Coutada, passou pelo Centro Escolar de Montalvo, ainda em construção, pela zona industrial, pelo Centro de Ciência Viva de Constância, pelo Jardim-Horto de Camões e terminou na zona ribeirinha da vila.

Em declarações à Antena Livre, Hugo Costa começou por referir que “a vila de Constância está vazia ou normalmente vazia. Se existe a ideia que determinadas pessoas e forças políticas governam bem o concelho ou determinados concelhos, basta passarmos no centro de Constância para percebermos que algo está mal. Está mal, porque está vazio, não se vê ninguém. É um problema. Há incapacidade de aproveitar as oportunidades”, salientou.

Hugo Costa reconheceu que a desertificação populacional muito se deve à falta de uma ponte que permita a ligação entre as duas margens do concelho: “Não vou escamotear a dificuldade de infra estruturas que o concelho tem, sendo que é um concelho que está dividido. É uma situação que deve ser resolvida para uma ligação clara entre as duas margens do concelho. É um tema antigo que os deputados do PS têm vindo a acompanhar”.

“Não deixa de ser verdade que o país está a viver uma situação económica já de recuperação, mas durante alguns anos não foi possível esse investimento. Acredito que vai ser possível, não podemos continuar a ter um concelho dividido. E aqui estamos para encontrar uma solução conjunta, que esperamos que a partir do dia 1 de outubro já seja com o Sérgio na qualidade de presidente da Câmara Municipal”, reforçou o deputado.

Por sua vez, Sérgio Oliveira começou por explicar que a visita permitiu dar a conhecer aos deputados do PS as diferentes áreas e valências do concelho.

O candidato referiu que no terreno encontrou “um conjunto de pessoas motivadas, que querem investir, pessoas com vontade e gosto de viver aqui, mas que depois não encontram eco, nem ajudas. Encontram barreiras e dificuldades. Neste momento, estamos a viver uma gestão que está desfasada da realidade e das necessidades que as pessoas têm”.

Sérgio Oliveira reforçou a ideia de que “o concelho tem vindo a perder população. Temos uma situação dramática que se prende com o facto da Goma Camps encerrar portas, como já encerrou a ETRAM, o que significa menos emprego no concelho".

“Visitámos ainda algumas infra estruturas que estão ao abandono, onde não há uma manutenção, como é o caso do Parque Ambiental que tem algumas vedações a cair, verificámos os jardins com ervas quase pelos joelhos. São aspetos que deixam uma má imagem do concelho a quem nos visita”, acrescentou o candidato socialista.

No que diz respeito às propostas da candidatura do PS para o concelho de Constância, Sérgio Oliveira afirmou que “ o concelho precisa de ser embelezado, ter os seus jardins arranjados e o presidente de Câmara tem de ser um embaixador que consiga atrair empresários para aqui”.

“Um dos pilares fundamentais desta candidatura é a captação de investimento privado que leva à criação de emprego e fixação da população. Outro pilar é o turismo nas suas várias vertentes cientifica, cultural e militar. O âmbito social é outro pilar porque existem pessoas em situação de carência e, por último, a ponte. A construção de uma ponte é fundamental para a coesão territorial”, fez notar o responsável.

Na visita realizada pelos deputados do PS marcaram presença Jorge Pereira, nº 2 da lista candidata à Câmara Municipal e atual presidente da JF de Montalvo, José Rita candidato à Assembleia de Freguesia de Constância, António Mendes, candidato à presidência da Assembleia Municipal e José Manuel Ricardo, candidato à Assembleia de Freguesia de Santa Margarida da Coutada.

Na foto: António Mendes, candidato à presidência da Assembleia Municipal, Sergio Oliveira, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Constância, Hugo Costa, deputado do PS, Jorge Pereira, nº 2 da lista candidata à Câmara Municipal, José Manuel Ricardo, candidato à Assembleia de Freguesia de Santa Margarida da Coutada e José Rita, candidato à Assembleia de Freguesia de Constância.