Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Política

ATUALIZADA/Autárquicas: José Vasco Matafome é o candidato do CDS-PP à Câmara de Abrantes - COM SOM

11/06/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
José Vasco Matafome

O veterinário José Vasco Matafome, 57 anos, presidente da distrital de Santarém do CDS-PP, é o candidato à presidência da Câmara Municipal de Abrantes nas eleições autárquicas de 01 de outubro, anunciou o partido.

A apresentação do candidato decorreu no Luna Hotel Turismo, em Abrantes, este sábado ao fim da tarde, na presença de Assunção Cristas, presidente do CDS-PP.

Assunção Cristas salientou que “o CDS definiu a sua estratégia para estas autárquicas, no seu congresso há pouco mais de um ano. E a orientação foi muito clara queremos crescer autarquicamente”.

Vasco Matafome defendeu as apostas na "agricultura sustentável, com circuitos curtos de venda direta, no turismo e na relação de Abrantes com a natureza, nas novas tecnologias e no tele-emprego", a par de um "reforço de atenção às questões sociais e o incremento de uma Loja Social nas freguesias" rurais.

"O país avança a duas velocidades e, enquanto o litoral cresce, o interior definha", afirmou.

Defendeu ser "necessário inverter essa tendência", que conduziu a uma nova realidade que assenta no aumento da desertificação, no envelhecimento e em equipamentos públicos sobredimensionados para a atual realidade populacional em Abrantes", onde habitam cerca de 40 mil pessoas, metade das quais na sede do concelho.

Para o candidato do CDS-PP, se for eleito, "30% do orçamento global anual do município será investido na captação de empresas de base tecnológica, 30% será para a manutenção dos equipamentos públicos existentes, 30% para o apoio social a uma população cada vez mais envelhecida, e os restantes 10% ficam para o funcionamento da Câmara" Municipal.

"Temos de captar empresas no âmbito da revolução tecnológica dos próximos 10 anos, que vai ser extraordinária, e que vai constituir-se como fator determinante para o desenvolvimento do nosso país e do nosso concelho", vincou Matafome, tendo defendido ser "fundamental preparar os jovens estudantes para as empresas e novas tecnologias ligadas ao fotovoltaico, robotização e domótica".

Vasco Matafome disse ainda que concorre "para poder contribuir para a terra" onde nasceu, "num exercício de cidadania, com uma campanha livre de cartazes ou outdoors", e onde o CDS-PP tem por objetivo "aumentar a presença e o número de eleitos nos diversos órgãos autárquicos".

Tiago Fidalgo, 43 anos, advogado, é o candidato do CDS-PP à Assembleia Municipal.

Aos presentes, Tiago Fidalgo referiu que as Assembleias Municipais de Abrantes acontecem “tarde e a más horas” e que “existe uma manifesta falta de informação atempada aos munícipes de modo que estes possam realizar conscientemente uma análise das diretrizes das políticas a desenvolver pelo Município bem como proceder à participação ativa de todos os munícipes”.

Tiago Fidalgo

“Nesse sentido, deve ser criada uma plataforma pública de acesso generalizado ao público para que possa exercer, com conhecimento, a sua participação cívica”, acrescentou.

A Câmara Municipal de Abrantes é gerida pelo PS, partido que, nas eleições de 2013, obteve 47,35% dos votos (cinco eleitos em sete), tendo 18,61% dos eleitores votado no PSD (um vereador) e 13,18% na CDU (um eleito).

Em 2013, estavam inscritos no concelho 35.075 eleitores.

A Câmara Municipal de Abrantes é gerida pelo PS, partido que, nas eleições de 2013, obteve 47,35% dos votos (cinco eleitos em sete), tendo 18,61% dos eleitores votado no PSD (um vereador) e 13,18% na CDU (um eleito).

Em 2013, estavam inscritos no concelho 35.075 eleitores.

Assunção Cristas, presidente do CDS-PP, esteve presente na cerimónia de apresentação dos candidatos de Abrantes

 

C/Lusa