Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Autárquicas Constância

Autárquicas / Constância: PS apresenta candidatos com mudanças na lista à Câmara (C/ ÁUDIO e FOTOS)

18/07/2021 às 15:42
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Sérgio Oliveira

O Partido Socialista de Constância apresentou os candidatos e listas aos órgãos municipais. Uma cerimónia que teve lugar na sexta-feira, dia 16 de julho, ao final da tarde e ao ar livre no Largo Cabral Moncada e com algumas novidades.

Se os cabeças de lista à Câmara e à Assembleia Municipal repetem a candidatura, já a lista liderada por Sérgio Oliveira apresenta uma remodelação total tendo em vista o ato eleitoral de 26 de setembro. Ou seja, na lista de candidatos à Câmara Municipal Sérgio Oliveira faz-se acompanhar de, por ordem da lista, Helena Roxo, Pedro Pereira, Alexandre Marques e Marília Eufrásio. Refira-se que o PS de Constância apresentou 21 nomes à Câmara Municipal em vez dos cinco efetivos e de outros santos suplentes.

Para a Assembleia Municipal o PS recandidata o atual presidente, António Luís Mendes, seguindo-se mais 21 nomes que fazem parte da lista e outros 75, como quem em modo de comissão de honra ou de apoiantes.

Sérgio Oliveira, o candidato, fez questão de começar a sua declaração a fazer a referência à presença e apoio o primeiro presidente do Município de Constância, após o 25 de Abril, Fernando Morgado. É, aliás, o presidente da Comissão de Honra.

Depois, perante a plateia, começou por fazer um balanço, segundo disse, daquilo que foi o trabalho em quatro anos. Fez a referência aos projetos prometidos e executados, aqueles que foram prometidos e não foram concretizados, e ainda aos que foram realizados sem que tenham feito parte do programa eleitoral de 2017.

Neste olhar sobre os últimos quatro anos destacou a nova travessia sobre o rio Tejo que, não tendo sido concretizada, ganhou um outro fôlego. É que, de acordo com Sérgio Oliveira, em 2017 era Constância que falava sobre esta necessidade e hoje é todo o Médio Tejo, em bloco, que fala sobre esta necessidade.

Depois ao lançar os desafios dos próximos anos disse ter uma lista renovada, sem muitas explicações, e que espera a mesma confiança dos habitantes de Constância. Segundo Sérgio Oliveira houve a decisão e o entendimento interno para fazer “uma renovação da equipa candidata à Câmara Municipal. Agradeço a todos os que aceitaram integrar esta lista."

"Esta candidatura vai muito além do Partido Socialista. Integra apoiantes de vários quadrantes políticos. Homens e mulheres que se revêm nesta forma de fazer política. Uma política de proximidade e que fala verdade. Mesmo quando a verdade não nos é favorável. Fizemos mais do que aquilo que prometemos, falando sempre a verdade à comunidade." Voltou a referir que está sempre disponível para falar com as pessoas como o tem feito até aqui.

Embora não tenha apresentado, ainda, o programa eleitoral, deixou já alguns pilares que constituem os objetivos para os próximos quatro anos.

Quanto às linhas orientadoras dos próximos quatro anos Sérgio Oliveira destacou o reforço da habitação, com mais loteamentos, o reforço da zona industrial de Montalvo com a ampliação e aquisição de terrenos de à família Themudo de Castro para empresas de maiores dimensões e, finalmente, avançar para a praia fluvial no rio Zêzere. Sérgio Oliveira disse ainda que há outros projetos na área ambiental. Mas, de acordo com Sérgio Oliveira, para além destes pilares há um grande chapéu que todos os territórios têm de ter presente e que tem a ver com a evolução demográfica das últimas décadas, ou seja, inverter a perda de população.

Sérgio Oliveira

Numa alusão aos adversários políticos, "referiu ter ouvido que alguém aconselhava que era Necessário afinar o barco ou reorientar o leme do barco. Meus amigos, então aqueles que afundaram o barco, agora dizem que só é preciso reorientar o leme!? Nós chegámos, tivemos que construir um novo barco e colocar um novo leme. Não tenham ilusões. São os mesmos. Apenas trocaram de lugares."

Apelou que se fizesse "uma campanha limpa, como há quatro anos. Que não se respondam a provocações. A nossa campanha vai ser explicar a todos o que fizemos, o que não fizemos (e porquê) e, ainda, o que fizemos além do programa eleitoral."

Sérgio Oliveira

Isabel Costa, presidente da concelhia socialista foi a primeira a falar aos presentes no largo Cabral Moncada. Começou por salientar que o "processo de elaboração de listas foi um processo pacífico, tranquilo, que agora estamos em condições de apresentar. O Partido Socialista teve a preocupação de apresentar listas muito representativas, quer territorialmente, quer a nível geracional e de género, sem ser necessário que a lei paridade nos viesse impor essa obrigação."

Reforçou a necessidade de "mobilização de todos, não só para a campanha, mas também para o dia do voto. As eleições só se ganham com os votos contados."

Isabel Costa

Seguiu-se o candidato à Assembleia Municipal, António Luís Mendes, que disse sentir-se honrado por voltar a encabeçar a lista e deixou uma promessa: "pautar a minha atuação pelos princípios da lealdade, da isenção, da democraticidade, da transparência, da legalidade e na igualdade no tratamento com todos."

 

António Luís Mendes

Já a lista à Assembleia Municipal é encabeçada por António Luís Mendes seguindo-se Isabel Farinha da Costa, Natércio Candeias, Teresa Matos, Carla Silvério, Carlos Lopes, Filipa Amante Ferreira, Vanessa Almeida, Luís Rodrigues, Catarina Pereira, Pedro Caxias, Sónia Sobral, David Silva, Célia Abreu, João Velez.

De referir que os candidatos às Assembleias de freguesia já tinham sido apresentados, mas estiveram também presentes na primeira fila da sessão de apresentação. Para a Junta de Freguesia de Constância avança Paulo Freitas, e para Montalvo e Santa Margarida recandidatam-se Ana Manique e José Manuel Ricardo, respetivamente.

Galeria de Imagens