Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
PSD

Abrantes: Rui Santos deixa de representar o PSD no executivo municipal (C/ÁUDIO)

13/07/2021 às 13:07
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Rui Santos declarou, formalmente, esta terça-feira, dia 13 de julho, que passa a exercer o cargo de vereador, para o qual foi eleito pelo PSD, como independente.

Esta decisão foi, segundo o próprio, pensada e muito ponderada. O vereador disse que se mantém filiado no PSD: “quero deixar claro que não abandonei o partido pelo qual fui eleito e do qual sou militante há muitos anos.” No entanto acrescentou que “por respeito ao lugar para o qual fui eleito e que ocupo há quase 4 anos e por respeito ao partido onde milito esta era a decisão que teria do tomar”.

Rui Santos explicou que desde quinta-feira da semana passada, 8 de julho, “nem o PSD se tem de rever nas posições públicas que possa tomar enquanto vereador, nem eu ficarei obrigado a acatar qualquer decisão da comissão política do PSD”.

O agora vereador independente revelou ainda que foi na quinta-feira, dia 8, que informou o presidente da Câmara de Abrantes e o presidente da Comissão Política Concelhia do PSD desta sua decisão.

Em reunião da Câmara de Abrantes desta terça-feira, dia 13, no qual já participou na qualidade de independente, Rui Santos afirmou ter sido sempre fiel em relação ao programa do PSD das autárquicas de 2017. Vincou que sempre “fui fiel aos princípios e aos ideais do PSD”, no entanto deixou claro que depois do ato eleitoral defende que se “dispa a camisola do partido e se vista a camisola de Abrantes”.

Nesta declaração acrescentou ainda “para que nos novos atores, do PSD, possam fazer uma campanha sem que possa ser beliscada, por alguma posição que venha a tomar até final do mandato, entendi que esta era a melhor postura”.

Rui Santos refutou a ideia de que ele ou o PSD tenham sido muleta do PS, porque não precisavam, e todas as decisões que tomou foram em prol do concelho.
O vereador disse ainda que foi neste mandato e com este presidente da Câmara que o PS introduziu no Orçamento propostas do PSD. E disse ainda que foi também pela primeira vez este mandato que PS convidou o PSD a discutir a política fiscal para o concelho de Abrantes. E Rui Santos adiantou que esta conversa só não aconteceu por causa da pandemia que levou a uma série de alterações nas opções estratégicas da gestão autárquica.

Em modo de conclusão Rui Santos afirma sentir grande tranquilidade para, desde quinta-feira da semana passada, poder dizer aquilo que pensa e para fazer o melhor para o concelho, até final do mandato.

Rui Santos, vereador CM Abrantes

Recorde-se que em 2017 Rui Santos integrou a lista do PSD à Câmara Municipal de Abrantes. Esta candidatura foi encabeçada por Rui Mesquita com Rui Santos a ser o segundo elemento da lista social democrata. Após o ato eleitoral Rui Mesquita renunciou ao cargo de vereador tendo este sido assumido por Rui Santos até quinta-feira da semana passada. 

Após esta decisão o vereador passa a não ter qualiquer ligação ao Partido Social Democrata em termos de votações, propostas ou posições que venham a ser assumidas até final do mandato.

Recorde-se que as eleições autárquicas foram agendadas para 26 de setembro.