Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Política

Abrantes: FINAbrantes apoia 55 coletividades

5/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A sede Recreativa e Musical de Bemposta encheu, esta terça-feira, de dirigentes associativos do concelho de Abrantes para a assinatura dos Contratos Programa do FINAbrantes – Programa de Apoio a Coletividades do concelho.

A Câmara Municipal de Abrantes apoia este ano 55 associações e clubes do concelho em quase meio milhão de euros.

Na cerimónia de assinatura dos contratos programa, Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, agradeceu aos dirigentes associativos pelo empenho que têm: “Obrigada por colorarem os vossos dons ao serviço da nossa comunidade abrantina”, afirmou.

“Aquilo que a Câmara faz é criar condições financeiras e logísticas para que efetivamente os vossos movimentos possam ter mais capacidade de fazer mais coisas”, disse a autarca, lembrando aos presentes que o esforço financeiro realizado para com o movimento associativo “é um grande investimento nas pessoas porque é o capital mais precioso que nos importa valorizar”.

A autarca abrantina disse saber que com o FINAbrantes é possível fazer “ações que induzem à promoção de um desenvolvimento integrado, sustentado e coeso a nível territorial. Não estamos a fazer investimento nos movimentos associativos em função de outros. Estamos avaliar candidaturas, estamos a entregar mediante aquilo que são as necessidades, os projetos e a capacidade de execução de cada uma das associações e clubes. E isso tem uma representação territorial desde o Souto, ao Crucifixo a Vale das Mós e portanto é completa esta abrangência e estamos a promover a coesão social”.

Recorde-se que a aprovação por unanimidade, das candidaturas às medidas 1, 3, 4 e 5 do FINAbrantes, no montante global de cerca de 353 mil euros, foi realizada na reunião de Câmara do dia 21 de março.

Para a Medida 1 – Cultura foram atribuídos 153.013,07 euros; para a Medida 3 - Juventude - 19.888,00 euros; na Medida 4 - Ação Social - 109.904,20 euros e na Medida 5 - Eventos - 70.244,76 euros. Foram 92 candidaturas aprovadas nas diferentes áreas.

Ao total deste montante soma-se a verba relativa ao apoio à atividade desportiva no concelho, no valor de 192.105,60 euros, cujos contratos-programa foram assinados com os clubes e outras entidades, em dezembro de 2016.

Na altura, em declarações à Antena Livre, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes, disse que o FINAbrantes de 2017 significa “mais de meio milhão de euros, para a promoção do desporto, da cultura, da juventude, dos eventos e de iniciativas de índole social, para o estímulo às nossas comunidades locais nas diferentes freguesias”.

A autarca abrantina disse haver um “esforço redobrado do Município, que aumenta cerca de 5% este orçamento para 2017”. O motivo, segundo a presidente, está relacionado com “o número de candidaturas que foram apresentadas e ao trabalho que temos vindo a fazer de incentivo para que os movimentos associativos apresentem mais e melhores candidaturas, e com isso possamos reforçar não só o papel do tecido associativo no nosso território, mas essencialmente o seu envolvimento com as comunidades locais em cada umas das freguesias”.

Segundo a informação do Município, “o FINAbrantes tem o objetivo de apoiar a manutenção das atividades realizadas pelas diferentes entidades nas áreas da cultura, desporto, eventos, juventude e intervenção social, de forma regular e diversificada, visto serem pilares fundamentais de coesão social e do apoio aos interesses e necessidades das comunidades locais”.

Notícia relacionada:

http://www.antenalivre.pt/noticias/abrantes-camara-apoia-movimento-associativo-com-meio-milhao-de-euros/