Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Música

Música: Centenário de John Lee Hooker celebrado com a caixa “King of the Boogie”, nas lojas a 29 de setembro

29/08/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Craft Recordings, que integra o catálogo da Concord Bicycle Music, orgulha-se de anunciar o lançamento de “King Of The Boogie”, uma caixa retrospetiva que homenageia o ícone dos blues John Lee Hooker. Este pack de 5CD será editado a 29 de setembro e dá-nos uma visão profunda sobre o catálogo deste artista tão influente, contando não só com os seus maiores êxitos, mas também raridades e vários temas que nunca foram editados até hoje. A coletânea é acompanhada de um livro de 56 páginas que inclui várias fotografias tiradas ao longo do seu percurso, um novo artigo da autoria do escritor e historiador de John Lee Hooker Jas Obrecht, bem como um texto de Mike Kappus, amigo de longa data e agente do artista. 

John Lee Hooker (1917-2001) nasceu há 100 anos, perto de Clarksdale, Mississippi. Ao longo dos anos tem-se dado um debate académico quanto ao ano do nascimento do artista. No entanto, a família Hooker mantém que 1917 é, de facto, a data correta. Zakiya Hooker, filha do músico, diz: “Como sabemos, na altura não existia um grande esforço por precisão naquela parte da comunidade. Mantemos o que nos foi dito pelo meu pai, que foi o que lhe foi dito pela sua mãe.”

O produtor Mason Williams, que fez a curadoria desta compilação que narra a história do artista, foi incumbido da tarefa de resumir o vasto catálogo de Hooker em 5CD. “Mesmo com 100 canções, esta edição é apenas uma possível fotografia da carreira incrível e influente de John Lee Hooker, mas que leva [o ouvinte] numa longa viagem que vai desde os seus primeiros dias em Detroit, até à sua passagem por Chicago, onde gravou para a Vee-Jay Records, até às últimas colaborações com Van Morrison, Bonnie Raitt e Santana, entre outros."

King Of The Boogie” será lançada integrando o ano de celebrações do centenário de John Lee Hooker, honrando a sua música e a sua influência, servindo também como acompanhamento da exposição com o mesmo nome que inaugurou no GRAMMY Museum Mississippi.

Zakiya Hooker, filha de John Lee, tem trabalhado de perto com todos os parceiros na concretização dos vários eventos deste centenário, e afirma: “Estou muito entusiasmada por ver o meu pai celebrado desta forma, tanto com a exposição como com o anúncio desta coletânea especial de música. Sei que os seus fãs vão ficar muito entusiasmados por poderem ouvir performances raras e por ler as palavras comoventes do seu agente de longa data, Mike Kappus, bem como as do incrível Jas Obrecht. Foi um prazer ver nascer esta caixa e mal posso esperar que ela seja partilhada com o mundo.”

King Of the Boogie” está disponível em regime de pré-venda aqui, juntamente com merchandise oficial.

Universal Music Portugal