Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
DUARTE VEGA

«Filipa» é música nova!

31/03/2023 às 09:48
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DUARTE VEGA (DR)

“Filipa” é o título do novo single de Duarte Vega! Esta música fala sobre o dia-a-dia de Filipa enquanto trabalhadora num banco, abordando a sua relação com a chefia e a vontade de abrir o próprio negócio. Com influência nas músicas dos anos 50 e 60 e nas letras que abordam o quotidiano, Filipa, traz consigo um ritmo leve e animado ao qual se junta uma letra baseada numa história verídica, que promete conquistar quem a ouvir.

Cantor, músico, compositor, autor e produtor. Essa é a definição do artista Duarte Vega. O contador de histórias oriundo da cidade de Mirandela que toca guitarra, viola, bateria, baixo e piano, apresenta-se ao mercado musical como alguém que fala sobre o quotidiano da vida, tendo também o seu lado romântico.

O jovem tem orgulho da sua trajetória como músico. Duarte, que já cantou na festa da sua aldeia com seu pai em cima de um atrelado de um trator, que já percorreu um pouco de Portugal e de Espanha enquanto guitarrista e que pisou o palco do Campo Pequeno na final do EDP Live Bands enquanto músico de um projecto finalista, acredita que isto é apenas o começo. O artista, que também já fez parte de uma banda de originais, Os Clássicos, onde foi responsável pela composição, autoria e gravação de todos os doze temas do álbum Primeiro Acto, deu início à sua carreira a solo aos 25 anos, com o lançamento do Ep. de originais, EspíritoLivre.

Edgar Duarte Ferreira dos Santos, ou Duarte Vega, nome artístico que adotou em 2019, nasceu em 1993 e desde 1998 que está ligado ao mundo da música. Desde tenra idade entrou para a Musilândia, Escola de Música de Mirandela, desenvolvendo e evoluindo sempre até aos dias de hoje. Em 2012 entra para a ESPROARTE no curso profissional de Instrumentista de Percussão, naquele que foi um passo seguro e firme rumo à profissionalização. Foi percussionista da Orquestra Sinfónica, o que o levou a actuar na Casa da Música com o Maestro Pedro Neves, na Orquestra de Sopros, com a qual venceu o concurso Eixo Atlântico, e na Brassband.

Paralelamente foi também guitarrista e vocalista em diversas bandas do nordeste transmontano, tendo ao todo subido a palco mais de 100 vezes. No ano de 2014 fundou a banda Os Clássicos, onde foi vocalista, guitarrista, compositor, autor, produtor e director musical, com a qual foi finalista no concurso Cascais à Banda, em 2018. Em Setembro de 2015 rumou ao Algarve para frequentar o curso técnico de Produção Musical, na ETIC_Algarve, tendo-o concluído com a melhor média do curso: 17 valores, e onde conquistou uma bolsa para participar no programa Erasmus+, que lhe permitiu fazer um estágio profissional de dois meses na produtora MusicMaster, em Málaga. Outra das suas paixões é a representação não sendo, por isso, de estranhar as várias participações enquanto figurante ou a participação na curta-metragem, Follow Me, por si protagonizada, e que gravou em Málaga durante o tempo em que esteve de Erasmus.

Em 2020, lança o seu primeiro projecto a solo, e abraça enquanto guitarrista o projecto do artista Frane Selak, onde participa na gravação em estúdio dos novos temas originais, e nas atuações ao vivo do mesmo, onde se destaca a atuação no Campo Pequeno, no âmbito da final do EDP Live Bands.

Em 2022, integra o projecto “ChamaMusical” enquanto baterista. 2023 fica marcado pelo seu regresso ao lançamento de temas originais.

Depois de dar a conhecer a sua “Alice”, traz agora a história da sua amiga “Filipa”.

Este é o segundo single do álbum de originais que está a preparar, que tem o seu lançamento previsto para dezembro.

Palavras chave:
DUARTE VEGA