Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Entroncamento

Festas de S. João e da Cidade de 16 a 24 de junho

1/06/2023 às 16:28
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

As Festas de São João e da Cidade 2023 realizam-se de 16 a 24 de junho, nove dias de festa num evento que dinamiza o Entroncamento, e que marca a agenda cultural da região, com um programa diversificado.

O evento conta com várias iniciativas culturais e lúdicas, nomeadamente concertos, mostra de artesanato, exposições, música, dança, espaço criança, desporto, animação de rua, DJ’s, tasquinhas e muitas diversões, um programa que pretende ir ao encontro de diferentes públicos, com uma dinâmica de espetáculos entre o palco do Largo José Duarte Coelho e o palco da Praça Salgueiro Maia.

O primeiro dia de festa, 16 de junho, inicia pelas 18h30 com uma salva de balonas de tiro e arruada pela Marchinha do Botequim, entre as 20h00 e as 22h00 o Centro Cultural acolhe Conversa Aberta Intergeracional sobre a construção de fogaças, segue-se pelas 21h30 no Palco Salgueiro Maia o espetáculo de dança apresentado pela Es-Passo de Dança. Pelas 22h00 o Palco Principal recebe a conceituada artista popular Rosinha e a terminar a noite pelas 24h00 a animação estará a cargo do DJ Hugo Luz.

No dia 17 de junho, pelas 18h00 o recinto da Festa será animado pela Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar, a programação continua pelas 21h30 no Palco Salgueiro Maia com os “Kontra Relógio”, a festa segue pelas 22h00 no Palco Principal com a música do reconhecido Deejay Telio que é neste momento um dos nomes mais carismáticos do panorama nacional e a noite termina com o som do DJ Jorge Branco.

De destacar no dia 18, a partir das 20h30 o espetáculo no Palco José Duarte Coelho pela Concórdia Música e pelas 21h30 o Palco Salgueiro Maia recebe Fado de Lisboa pelo Fado ao Centro. A noite termina com os Classics Band no Palco principal.

Dia 19 de junho, ficará marcado pelo concerto do artista da terra Bruno Belo pelas 21h30 na Praça Salgueiro Maia e pelo concerto dos Moonspell, pelas 22h00 no Largo José Duarte Coelho, uma banda com mais de 30 anos de carreira, considerada o top of mind do Heavy Metal nacional.

No dia 20, Dia da Cidade, destacam-se as entradas gratuitas no Museu Nacional Ferroviário. O programa deste dia conta com Dança Sevilhana pela Escola de Sevilhanas Leni Carballo, pelas 20h30, no Largo José Duarte Coelho e com o concerto de Sónia Mota e Banda para celebrar os 30 anos de Carreira pelas 21h30 na Praça Salgueiro Maia. O programa deste dia termina no Palco Principal, pelas 22h00, com cantor e compositor Noble que apresenta neste concerto uma experiência de música imperdível.

No dia 21, o Rancho Folclórico do CERE “Nova Geração” atua pelas 20h30 no Largo José Duarte Coelho, pelas 21h30 o Palco Salgueiro Maia recebe o espetáculo de dança “Nosso Fado”, pela Dançarte e pelas 22h00 a Banda Oitenta & Picos sobe ao Palco principal.

As festas contam no dia 22 junho, pelas 21h30, na Praça Salgueiro Maia com a atuação da Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento e pelas 22h00 sobe ao Palco principal T-Rex, um dos rappers portugueses com mais relevo na nova geração.

No dia 23 de junho, a partir das 20h30 a Rua Luís Falcão de Sommer recebe as Estátuas Vivas Selway Status Peace & Love, às 21h00 sobem ao palco do Centro Cultural o Grupo de Cavaquinhos da Univesidade Senior. Pelas 21h30 o Palco Salgueiro Maia recebe o espetáculo de Hip-Hop 23.30 e pelas 22h00 sobem ao Palco principal Karetus, uma dupla que cruza a música eletrónica com as sonoridades tradicionais portuguesas. A noite termina com o DJ Addline a partir das 24h00.

A 24 junho, Dia de São João, a partir das 20h00, haverá animação no recinto da festa com Mascotes Infantis e à mesma hora o Palco Salgueiro Maia recebe a Academia de Guitarra do Colégio Andrade Corvo. Pelas 21h30 é a vez da Academia de Dança do Entroncamento brilhar no Palco Salgueiro Maia e de seguida o Palco principal recebe, às 22h00, David Carreira um dos mais respeitados artistas da sua geração. Pelas 24h00 junto à Câmara Municipal decorre o Espetáculo Piromusical, que é sempre um dos momentos mais aguardados da festa. A noite termina com a Dupla Mete Cá Sets que apresenta momentos de pura diversão, animando o público com diferentes estilos musicais.

Também no dia 24 decorre o programa religioso em honra do Padroeiro São João, com missa pelas 18h00 na Igreja da Sagrada Família, seguida de procissão com início no adro da igreja e com percurso pelas Ruas da Igreja, Luís Falcão de Sommer, D. Nuno Álvares Pereira e Capela de São João.

O programa desportivo conta com o VI Torneio Futsal Jovem, no Pavilhão Desportivo Municipal, entre os dias 16 e 18, com organização do CR Casal do Grilo, no dia 18 com a XXVI Corrida do Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário, com a 8ª Caminhada José Canelo e com a Corrida Comemorativa do 17º aniversário do Regimento de Manutenção. Também no dia 18 realiza-se o Workshop “Pesca Desportiva em Água Doce”, organizada pelo CAPE – Clube Amador de Pesca do Entroncamento. No dia 24 de junho decorre o “Open Pikuinhas F5J 2023”, organizado pela Associação de Modelismo “Os PiKuinhas” e a terminar o programa desportivo decorre nos dias 24 e 25 de junho o Torneio de Patinagem Artística, organizado pela Casa do Benfica do Entroncamento.

A Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito, assegurado pelos TURE, na denominada linha das Festas.

 

Programa Completo em: https://issuu.com/cmentroncamento/docs/programa_festas_2023_af2