DAVID GILMOUR "Dark And Velvet Nights" é o novo single do próximo álbum, que será lançado no dia 6 de setembro
'Dark And Velvet Nights' é o novo single do próximo álbum de David Gilmour, 'Luck and Strange', que será lançado no dia 6 de setembro pela Sony Music.
O single já está disponível para streaming assim como o videoclipe, dirigido por Gavin Elder, https://youtu.be/mUHMNgKRHbQ A imagem acima é um alambique do vídeo 'Dark And Velvet Nights' de Julia Soboleva com animação de Levan Kvan.
Escrito por David Gilmour e Polly Samson, 'Dark And Velvet Nights' veio de um poema que Polly escreveu. Segundo David Gilmour: "No dia em que a música surgiu, foi muito emocionante ter encontrado esse groove. Polly tinha me dado um belo poema para o nosso aniversário de casamento, que estava na mesa ao meu lado, então eu peguei e cantei, para ouvir como soaria com palavras. Toquei para Polly, e ela disse: "Adorável, ótimo, vou precisar mexer um pouco com isso. Então ela acrescentou alguns versos, e lá estava - muito casual."
'Luck and Strange' foi gravado ao longo de cinco meses em Brighton e Londres e é o primeiro álbum com material novo de Gilmour em nove anos. O disco foi produzido por David e Charlie Andrew, mais conhecido pelo seu trabalho com alt-J e Marika Hackman. O álbum apresenta nove faixas, incluindo a bela reformulação da canção de 1999 dos The Montgolfier Brothers, 'Between Two Points', que apresenta Romany Gilmour, de 22 anos, nos vocais e harpa, a faixa principal do álbum, 'The Piper's Call' e a faixa-título que apresenta o falecido tecladista do Pink Floyd, Richard Wright, gravada em 2007 numa jam num celeiro na casa de David. O álbum apresenta arte e fotografia do renomado artista Anton Corbijn.
David Gilmour vai apresentar-se ao vivo neste outono em Roma, Londres, Los Angeles e Nova York, a banda ao vivo conta com Guy Pratt no baixo, Greg Phillinganes e Rob Gentry nos teclados, Adam Betts na bateria, Ben Worsley na guitarra e Louise Marshall com Hattie e Charley Webb nos vocais.
Consulte www.davidgilmour.com para obter mais detalhes.
SOBRE DAVID GILMOUR:
David Gilmour é guitarrista, vocalista e compositor dos Pink Floyd, e também reconhecido pela obra a solo. David Gilmour e Roger 'Syd' Barrett conheceram-se em crianças em Cambridge, no Reino Unido, e mais tarde começaram a tocar guitarra juntos. Em 1965, Syd fundou os Pink Floyd, enquanto David continuou a tocar com uma série de outras bandas. Em 1968, David foi convidado a expandir a formação dos Pink Floyd como vocalista e guitarrista. Cinco concertos depois, Syd Barrett deixou o grupo. A forma de tocar, cantar e compor tornou-se um dos factores decisivos para o êxito global dos Pink Floyd, particularmente nas marcas vocais e técnicas de guitarra de The Dark Side Of The Moon, o terceiro álbum mais-bem sucedido da história.
Em 1978, David Gilmour editou o primeiro álbum a solo. O homónimo atingiu as tabelas de vendas no Reino Unido e nos EUA. O sucessor About Face foi editado em 1984 e entrou de novo para os vinte mais vendidos no Reino Unido.
Em 1985, assumiu o controlo dos destinos dos Pink Floyd, criando o novo álbum A Momentary Lapse Of Reason com Richard Wright e Nick Mason. Seguiu-se The Division Bell, em 1994, do qual fazia parte o instrumental Marooned, escrito por David e Richard Wright, premiado com um Grammy Award. Os dois álbuns chegaram ao topo da tabela de vendas em ambos os lados do Atlântico e motivaram digressōes mundiais esgotadas.
Em 1996, os Pink Floyd ganharam um lugar no US Rock & Roll Hall of Fame. Em Novembro de 2005, receberam uma distinção semelhante no Reino Unido.
David Gilmour é um dos grandes guitarristas da história, graças a um som instintivo e singular; foi eleito 'Melhor Guitarrista de Sempre da Fender' numa votação da revista Guitarist, à frente de lendas como Jimi Hendrix e Eric Clapton. Em 2005, recebeu a Ordem do Império Britânico por serviços prestados à música.
A 6 de Março de 2006, David editou o terceiro álbum a solo, On An Island, que entrou para Número Um no Reino Unido, atingindo posteriormente a primeira posição nas respectivas tabelas europeias, bem como multiplatinas em todo o mundo. A digressão do álbum incluiu uma atuação única nas docas históricas de Gdańsk, na Polónia, com uma orquestra de 40 elementos, e um espetáculo no Royal Albert Hall, em Londres, filmado pelo realizador David Mallet e editado em 2007. Remember That Night - Live At The Royal Albert Hall atingiu o topo das tabelas à saída.
Em maio de 2008, foi galardoado com um Ivor de Carreira pela Associação Britânica de Compositores e Escritores de Cançōes. Em setembro de 2008, a Fender pôs à venda o seu modelo David Gilmour Signature Black Strat, nos modelos Relic e New Old Stock.
Em 2009, David foi galardoado com um Doutoramento Honorário em Artes pela Universidade Ruskin de Cambridge e Chelmsford, pelo contributo extraordinário para a música enquanto compositor, intérprete e inovador.
Em setembro de 2014, os Pink Floyd editaram The Endless River, e David Gilmour confirmou que este seria o último álbum da banda, tendo chegado ao topo das tabelas em mais de 20 países.
O álbum seguinte de David Gilmour, Rattle That Lock, chegou em 2015 e atingiu o número 1 em 13 tabelas de todo o mundo e o segundo lugar em mais oito, atingindo o Top 5 num total de 25 tabelas de vendas. A digressão mundial que o acompanhou viu David Gilmour dar dois espectaculares concertos no lendário Anfiteatro de Pompeia, sob a protecção do Monte Vesúvio, 45 anos depois de ali ter actuado pela primeira vez no filme clássico de Adrian Maben, Pink Floyd Live At Pompeii.
Foram os primeiros espectáculos de rock abertos ao público no antigo anfiteatro romano, construído em 90 A.C. e sepultado quando o Vesúvio entrou em erupção em 79 D.C. O filme destes espectáculos, realizado por Gavin Elder, foi o mais vendido em Itália, Alemanha e França e chegou anúmero 2 no Reino Unido. David Gilmour Live At Pompeii foi disponibilizado em Blu-ray, Vinil, CD e DVD em setembro de 2017 e alcançou o terceiro lugar no Reino Unido e o primeiro em Itália.
Em junho de 2019, David angariou 21,5 milhões de dólares com a venda pela Christie's de mais de 120 dos seus instrumentos e artefactos. As receitas foram doadas à ClientEarth, uma instituição de caridade que utiliza o poder da lei para proteger o planeta e os seus habitantes.
Gilmour e Nick Mason reactivaram os Pink Floyd para gravar "Hey Hey Rise Up" com Andriy Khlyvnyuk da banda ucraniana Boombox. O single foi editado a 30 de março de 2022, Todas as receitas reverteram a favor de instituições de caridade para ajudar a aliviar o sofrimento do povo ucraniano.
Sony Music Portugal