Pesquisar notícia
quinta,
20 jun 2024
PUB
LIKA

cantora do Cazaquistão está de volta, agora em português

12/07/2023 às 15:07
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
LIKA - Fotografia: ©Carlos Morais da Silva

A cantora, guitarrista e compositora LIKA, originária do Cazaquistão e que vive em Portugal, está de regresso com o seu primeiro single cantado em português.
 
"Música Da Barragem" foi composta e produzida pela artista, e gravada com a colaboração da sua banda e de músicos convidados: Miguel Barrosa na guitarra, Bernardo Fesch no baixo, João Colaço na bateria, na secção de sopros: Ricardo Pinto, António Bruheim, Eduardo Lála.
A mistura e masterização foram feitas em Los Angeles por Mehdi Hassine, professor do Berkeley College of Music, que já trabalhou com nomes como Dennis Chambers, Dave Weckl, Stanley Clark, entre outros.
 
Segundo LIKA, “O novo tema fala sobre a importância de podermos parar o tempo e desfrutar o momento, as emoções, a amizade, o amor e a viagem que é a vida. Foi daí que ela nasceu, numa viagem sem relógio, num dia quente, algures na Barragem de Montargil. A essência da música, a letra e o ritmo, a capa do single, foram inspirados pela constante corrida do tempo. A frase-chave da música revela a mensagem principal - "Faz parar o tempo!"

Foto: Paulo Jorge de Sousa

SOBRE LIKA:

Foi no Cazaquistão que aos 11 anos LIKA começou a sua verdadeira paixão pela música quando o seu tio ensinou-lhe o estranho e apaixonante Fá Sustenido, o primeiro dos muitos acordes que aprendeu e que logo encontrou na primeira música que tocou, o "Fool on the Hill" dos The Beatles. Logo depois sonhou ser música profissional e entrou na Escola de Música N54 em Almaty (Cazaquistão) e onde estudou Viola Clássica durante 4 anos e aos 14 anos criou a sua primeira banda de rock só de originais.
 
Apesar de ter terminado a Universidade de Economia, a música era a sua verdadeira paixão e decidiu entrar para o Tchaikovsky Almaty Music College.
Durante os estudos musicais participou em muitos festivais e concursos musicais. Depois de terminar os estudos, trabalhou como professora numa Escola de Jazz de Almaty, criou a sua banda de originais e fizeram digressões nacionais e internacionais.
 
Em Setembro de 2015 decidiu que seria o momento para sair da zona de conforto e explorar novas sonoridades, latitudes e paixões. Numa casual viagem a Portugal, conheceu músicos portugueses que a desafiaram a ficar em terras lusas e estudar música no Hot Club. No início o plano era para ficar apenas alguns meses, mas rapidamente a paixão pela música passou a ser acompanhada pela paixão pelos Jacarandás, por Lisboa e por Portugal.
 
Em 2019 lança o seu disco de estreia “Back to Zero”, do qual saiu o êxito de rádio “Thousand”. O álbum foi misturado e masterizado em Los Angeles e apresenta uma fusão de Groove, Pop com influências de rock, jazz ou até do funk dos anos 70.
 
A sua participação no The Voice Portugal em 2021 contribuiu, também, para consolidar o reconhecimento do seu trabalho.
 
Em 2023 LIKA está de regresso com o seu primeiro tema em português e prepara um novo álbum.

Palavras chave:
LIKA