Pesquisar notícia
quinta,
13 jun 2024
PUB
CLÁUDIA PASCOAL

cantora anuncia data de edição do seu segundo álbum para 19 de maio

1/04/2023 às 22:24
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
CLÁUDIA PASCOAL (DR)

Encontrar uma definição para Cláudia Pascoal pode ser um trabalho moroso e, de alguma forma, inglório. Porque ao escutarmos o seu segundo álbum, percebemos um fio condutor, mas também entendemos que dificilmente se deixa catalogar. Porque este é o resultado do caldeirão criativo que é a cabeça da agora compositora totalista deste trabalho. Podemos tentar e chamar-lhe Ranchostar ou Néon Minhota, porque Cláudia Pascoal embebe na sua cultura POP toda a tradição, a raiz musical em que na sua infância cresceu no Minho e fá-lo com a naturalidade de quem se senta à mesa a jantar com a família.

“Estou apaixonada por este álbum! É o meu espelho depois de vir do cabeleireiro: demorou demasiado tempo mas está cheio de cor e como eu queria! Neste álbum assumo com orgulho a minha herança e grito quem eu sou de uma nova forma que descobri ao lado do David Fonseca”, confessa Cláudia Pascoal.

Foi com esta naturalidade que se rodeou de pessoas que admira e com quem tinha o sonho de vir a trabalhar. O sonho concretizou-se em nomes como Manuela Azevedo, que com ela canta o tema “Precaução”Marante em “Onde Vais Amanhã”, o momento kitsh ‘a la James Bond’ do disco e Natalia Lacunza, uma relação mais recente mas de igual admiração mútua, no tema “Assim Assim”.

À mesa sentou-se ainda Filipe Melo, quem fez os arranjos de cordas para alguns dos temas do disco, Joana Marques que dá o mote à intro e fecho do álbum e o mestre de cerimónias David Fonseca, a quem coube a produção de “!!”.

“Aquilo que mais me atraiu na ideia de produzir o disco da Cláudia Pascoal foi a possibilidade de descobrir o seu universo particular, um sítio feito de tradições e futuro, de absurdo e realidade, um mundo que é muito claro aos olhos dela e que era urgente descobrir e descortinar.” É um David Fonseca deslumbrado quem descreve “!!”“As canções são sobre momentos e pessoas específicas, mas há uma universalidade que as atravessa e que nos leva a pensar que também são nossas. Num momento está a dançar num arraial moderno com amigos, noutro está num quarto a contemplar dores do passado. De repente está abraçada à sua mãe numa declaração comovente e a seguir está a pôr um pastel de Chaves num pódio. E é neste movimento inesperado que as canções da Cláudia se encontram, num prazer gigante em estar viva e ver o mundo pelo seu olhar único, impossível de resistir. Trabalhar com ela neste disco é um dos meus grandes orgulhos musicais, foi uma viagem longa e incrivelmente divertida, a observar o seu talento gigante desdobrar-se em ideias, emoções, absurdos e música, muita música. Abram alas para a Cláudia, ela vai passar!”

De “!!” já são conhecidos os singles “Nasci Maria” (a canção com que regressou ao Festival da Canção este ano), “Eh Para a Frente, Eh Para Trás” e “Fado Chiclete”. O álbum será editado em vinil e a pré-venda já se encontra disponível no site da fnac. Quem optar pela versão digital, pode desde já fazer o pre-save nas plataformas digitais a partir deste link.

Já agendados, os concertos de apresentação de “!!” serão dia 24 de maio no Teatro Maria Matos, em Lisboa e no dia 4 de junho no Hard Club, no Porto.

Palavras chave:
CLÁUDIA PASCOAL