Pesquisar notícia
sexta,
09 dez 2022
PUB
Hause Plants

Banda portuguesa está nomeada para prémios Music Moves Europe

12/10/2022 às 20:28
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Hause Plants (DR)

A banda portuguesa Hause Plants está entre os 15 nomeados aos prémios Music Moves Europe, da Comissão Europeia, que distinguem artistas emergentes que representam “o som europeu de hoje e de amanhã”, foi hoje anunciado.

Os Hause Plants, banda “indie alternativa”, formaram-se em Lisboa, mas os seus elementos (Guilherme Machado Correia, João Simões, Dani Oliveira Royo e João António Nunes da Silva) mudaram-se para Nova Iorque, para, segundo o agenciamento da banda, “fazerem música e estarem mais perto daquilo que os inspira”.

“O resultado foi o EP ‘Sleeping with Weird People’, editado em junho de 2022, que sucedeu a ‘Film For Color Photos’, editado em 2021”, lê-se num comunicado hoje divulgado.

A lista de nomeados deste ano aos prémios Music Moves Europe foi anunciada hoje no festival Mama, em Paris, e inclui, além dos Hause Plants, Amelie Siba (República Checa), CMAT (Irlanda), eee gee (Dinamarca), Goldkimono (Países Baixos), Jerry Heil (Ucrânia), July Jones (Eslovénia), Kids Return (França), Koikoi (Sérvia), Monikaze (Lituânia), Oska (Áustria), Queralt Lahoz (Espanha), Sans Soucis (Itália), schmyt (Alemanha) e The Haunted Youth (Bélgica).

Entre os 15 artistas e bandas serão selecionados cinco vencedores, recebendo cada um 10 mil euros para promoção internacional. Além disso, é ainda atribuído um prémio de cinco mil euros, cujo vencedor é escolhido pelo público através de uma votação ‘online’, no ‘site’ oficial dos prémios Music Moves Europe.

Os vencedores serão anunciados em 19 de janeiro no festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen, nos Países Baixos.

A próxima edição do Eurosonic, que é em simultâneo um festival de música e uma plataforma europeia de divulgação de música, com conferências e encontros entre agentes da indústria musical de todo o mundo, decorre entre 18 e 21 de janeiro de 2023.

Para a edição de 2023 do festival estão já confirmadas atuações dos portugueses Hause Plants e Club Makumba.

Os prémios, atribuídos desde 2004, já distinguiram artistas como Stromae, Adele, Mumford & Sons, Dua Lipa e Rosalía. Em 2020, a portuguesa Pongo foi uma das vencedoras.

Music Moves Europe é a estrutura da Comissão Europeia que congrega iniciativas e ações dedicadas a apoiar o setor da música.

Lusa

Palavras chave:
Hause Plants