Pesquisar notícia
quinta,
18 jul 2024
PUB
25 de Abril

«50 anos de 25 de Abril / 50 escolas a cantar” (c/áudio e vídeo)

25/04/2024 às 10:30
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O lançamento do vídeo, como estava prometido pelo autor, aconteceu no dia 20 de abril com alunos de 50 escolas a cantar o tema "A História que um dia vais contar". O autor do tema e do vídeo chama-se Pedro Dionísio e a música foi escrita por ele faz agora quatro anos.
Pedro Dionísio lançou o repto nas redes sociais a colegas professores para passarem a mensagem por forma a conseguir ter escolas de diversos pontos do país a participar neste evento digital. Segundo o próprio autor “fruto do empenho de todos os alunos e professores das escolas inscritas neste projeto, conseguiu-se fazer algo muito bonito e transmitir uma mensagem importante aos nossos alunos.”

Na rede social Facebook, o músico e professor, Pedro Dionísio, deixou o agradecimento a todos os que “ajudaram a partilhar e a divulgar esta iniciativa nas redes sociais, ao SIPE (Sindicato independente de professores e educadores) pela divulgação aos seus associados, aos professores e alunos das escolas pelo total empenho e entusiasmo em torno deste projeto.”

Pedro Dionísio reconhece que este seu projeto foi “muito trabalhoso, mas realmente emocionante e inesquecível!”

Do desafio resultou a receção de 82 vídeos de outras tantas escolas de Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau com alunos a cantar o tema. De registar que esta iniciativa está inserida na agenda da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 Abril.

As inscrições superaram as expetativas de tal forma que o Pedro Dionísio realizou um vídeo individual para cada escola participante, por forma a que todas pudessem ser incluídas no projeto, e finalmente um outro com as 50 escolas. E neste vídeo final da região estão escolas de Abrantes, Alcanena, Mação, Entroncamento, Constância, Barquinha, Ourém, Tomar, Torres Novas ou Chamusca.

Paulo Delgado entrevstou Pedro Dionísio na Edição da Manhã 

A autoria da canção e edição do vídeo ficou a cargo do professor e músico que tem como nome artístico Pedro Dyonysyo.

Na sua página da rede social Facebook o autor dedica este trabalho ao pai, Carlos Dionísio, “que viveu por dentro os acontecimentos dessa histórica madrugada quando estava na Escola Prática de Cavalaria em Santarém.”

Nesta nota Pedro Dionísio salvaguarda que todos os direitos de imagem dos alunos foram devidamente autorizados pelos respetivos encarregados de educação, direções das escolas e professores responsáveis pelas turmas.

A Direção-Geral de Educação deu destaque a esta iniciativa publicando o vídeo na sua página oficial na véspera do 25 de abril, ou seja, esta quarta-feira.