Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Constância

Walking Together realiza primeiro intercâmbio de alunos

31/03/2022 às 08:39
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Agrupamento de Escolas de Constância vai acolher o 1.º Intercâmbio de alunos do Projeto Walking Together (co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia). Os parceiros do projeto - Grécia, Itália, Polónia e Turquia -, chegarão à Vila Poema durante o dia 3 de abril e permanecerão até ao final da próxima semana.

Tendo em conta que o projeto visa debater a violência, o bullying, a agressão, a intolerância, o racismo, a discriminação étnica contra nacionais, minorias étnicas e imigrantes, os alunos são convidados, através de de atividades grupais, a escreverem poemas, sketches, coreografias, músicas, a criar o hino do projeto e a frequentarem algumas aulas.

“Indispensável a participação ativa dos nossos alunos, dos pais e dos docentes e não docentes do Agrupamento ao longo de toda a semana aos mais diversos níveis”, faz saber a organização.

A semana tem início com o acolhimento e Cerimónia de Boas-Vindas na Escola Básica e Secundária Luís de Camões. Pela tarde, dar-se-á início às atividades que o Agrupamento tem vindo a preparar, entre elas um “Peddy Paper” em que os alunos partem à descoberta de alguns dos ex-libris locais. O plano prevê a sua consecução maioritariamente no concelho, havendo apenas uma visita à cidade templária, Tomar.

Na concretização do plano de atividades, o Agrupamento de Escolas conta com o apoio da Câmara Municipal de Constância no acesso aos mais diversos espaços públicos (Posto de Turismo, Museu dos Rios e das Artes Marítimas, Borboletário entre outros) e na disponibilização de transporte. Também se associaram a este evento os dirigentes da Casa-Memória de Camões (Jardim-Horto), do Centro de Ciência Viva, da Estação de Biodiversidade da Ribeira da Foz, da Igreja Matriz e do Campo Militar de Santa Margarida.

“Contributo assinalável por parte do comércio local ao nível da restauração e alojamento, os quais têm sido incansáveis numa resposta adequada a todas as demandas que um projeto desta envergadura acarreta”, afirma o Agrupamento de Escolas.