Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Educação

Vila de Rei: Programa de Promoção de Alimentação Saudável junto da comunidade escolar

11/12/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Teve lugar na tarde de 6 de dezembro, em Coimbra, a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Município de Vila de Rei e a Administração Regional de Saúde do Centro, tendo em vista uma melhor articulação entre as duas entidades para a implementação de um Programa Regional de Alimentação Saudável junto da comunidade escolar.

O programa de promoção de uma alimentação mais saudável passa pela implementação de estratégias de intervenção comunitária, que visam dar cumprimento às orientações da Organização Mundial de Saúde a nível dos consumos de sal, açúcar, gorduras, fibras alimentares e água, bem como da prática de atividade física.

Segundo a informação do Município, com a assinatura do referido protocolo, o Município de Vila de Rei vai implementar junto da comunidade escolar os projetos “pão.come” (disponibilizando pão de padarias aderentes ao projeto, com os valores de sal pré-estabelecidos), “sopa.come”, “vending.saúde” (melhorando a oferta alimentar das máquinas de venda automática) e “tãodoce.não” (promovendo a diminuição do consumo de açúcares de absorção rápida).

O Município vai ainda criar condições para a disponibilização de bebedouros à comunidade escolar, para a frequência de ações de formação para os funcionários dos refeitórios municipais e de realizar a respetiva sensibilização para as campanhas junto de toda a comunidade, lê-se.

O presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, refere que “os padrões alimentares atuais mostram-nos uma excessiva ingestão de açúcar, gorduras e sal e, por outro lado, um consumo insuficiente de fruta, legumes e água. Este protocolo agora assinado vem permitir a implementação de projetos junto da comunidade escolar que, para além de sensibilizar para esta temática, vão criar condições concretas e consistentes com vista a uma alimentação mais saudável para as nossas crianças e jovens".