Pesquisar notícia
terça,
31 jan 2023
PUB
1

Utentes do CRIA produzem jornal de parede todos os meses (c/áudio e fotos)

20/01/2023 às 09:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) começou a dinamizar o jornal de parede da instituição. Trata-se de um projeto dinamizado por Mariana Casimiro, psicomotricista, da instituição com a colaboração ativa de seis utentes.

O “jornal é mensal” e conta com diversas secções. Sendo que neste de dezembro, mostrado agora em janeiro, há notícias de dezembro, como, por exemplo a Festa de Natal do CRIA, os ensaios para a peça de Natal ou visitas de alunos do curso de auxiliar de saúde da escola de Gavião.

Tem ainda as atualidades do mundo com o destaque para o campeonato do Mundo do Catar e com a Argentina campeã do mundo.

No trabalho apresentado há um cantinho para as atualidades do mês de janeiro, nomeadamente os dias comemorativos, como, por exemplo o Dia Mundial do Braille (6 janeiro), o dia do Riso (18 janeiro) ou o dia do Mágico (31 janeiro).
E há a secção social com os aniversários dos utentes, uma informação atualizada todos os meses.

De referir que o jornal tem uma interligação com a “Rádio CRIA” que funciona todas as segundas, quartas e sextas entre as 13:15 e as 14:00, numa iniciativa liderada pelo Bruno Godinho.

Aliás, o Bruno juntamente com o Sérgio Esteves, a Cátia Meneses, o Hugo Caldeira e o Ricardo Pedro constituem a equipa do CACI responsável pela produção do Jornal de Parede, com a coordenação da psicomotricista Mariana Casimiro.

E nada melhor do que a equipa apresentar, pelas próprias vozes, o jornal a toda a comunidade do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, num “evento” interno ao qual não faltou bolo e confettis.

À Antena Livre o Bruno contou que a rádio CRIA passa música escolhida por ele, mas também há discos pedidos. E a música mais pedida é a Floribela.

O Ricardo diz que é o responsável pelos aniversários, mantém essa atualização de quem faz anos na instituição.

O Hugo tem a componente desportiva e em ligação com o Sérgio, que olha para o mundo, escolheram para esta edição como destaque tem o campeonato do mundo. O Sérgio, diz a Mariana Casimiro, está em pesquisa permanente porque houve sempre muita rádio e sabe as novidades todas. E no dia do lançamento do jornal, quarta-feira, dia 18 de janeiro, era o frio e a neve em destaque no país.

E depois há a Cátia que escolhe o calendário de cada mês para os dias comemorativos. E como na quarta-feira era o Dia do Riso, no CRIA foram muitos os sorrisos com a iniciativa e com o bolo que comeram depois de terem conhecido o jornal.

Ouça a conversa do Jerónimo Belo Jorge com a psicomotricista e com os utentes que "fazem" o jornal de parede

Os utentes do CRIA já estão a organizar o próximo jornal com as notícias, atividades e datas de fevereiro com horários bem definidos. Ao longo dos dias vão fazendo as pesquisas para à sexta-feira, entre eles (equipa) poderem conversar e às terças poderem apresentar as ideias à coordenadora do projeto.

Esta é uma das muitas atividades desenvolvidas pelo Centro de Recuperação e Integração de Abrantes.

De notar ainda que este grupo do jornal de parede tem uma cobertura territorial grande, pois os utentes são naturais de Fontes, Paul, Alcaravela, Vale de Horta e Tramagal. Estas atividades acrescentam estímulo aos “colaboradores” do jornal, um trabalho que fica visível para toda a instituição e que todos os meses é atualizado.

Galeria de Imagens