Pesquisar notícia
terça,
19 mar 2024
PUB
Fotografia

Trabalhos de alunos do IPT em exposição no Centro de Arte e Imagem

28/07/2022 às 12:27
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi ontem, dia 27 de julho, que o Centro de Arte e Imagem Galeria do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), abriu portas com 3ª edição da Mostra Criativa, uma exposição com trabalhos de alunos dos cursos de fotografia, cinema documental, design e tecnologias das artes gráficas e ainda do “mestrado de design editorial”.

Vítor Jesus, professor e responsável pela galeria do IPT, explica que é habitual haver “uma calendarização e programação da galeria durante o ano inteiro” e que “este é um momento chave dos trabalhos dos alunos da nossa oferta formativa nas áreas criativas”. Os trabalhos em exposição são de alunos do “primeiro ao último ano dos cursos”.

Diferente de anos anteriores, em que as exposições na área da fotografia apresentavam trabalhos de “técnica de analógica ou digital tratada em suporte físico”, a presente edição conta com trabalhos de “processos históricos e processos técnicos históricos, monotipias e por aí fora”. Vítor Jesus refere que é um tipo de fotografia “que nem sempre é muito usual podermos ver” e que também se encontra trabalhos de “fotografia monocromática sobre diferentes suportes que não o papel fotográfico ou então a impressão, seja ela cromática ou monocromática”.

“Já conseguimos alguma tradição em termos artísticos, porque já trouxemos alguns autores consagrados, autores emergentes”, mas um dos principais objetivos do Centro de Arte e Imagem da Galeria do Instituto Politécnico de Tomar é “precisamente dar a conhecer o trabalho dos nossos alunos”.

Vítor Jesus acredita que esta exposição começa por ser “uma ponte entre os aspetos curriculares e académicos e a vertente profissional”.

O professor reflete que a área de fotografia tem tido “bastante procura”, que “às vezes acabam por ser fenómenos cíclicos” no que toca à procura das diversas áreas, mas que “nos últimos anos, sem dúvida alguma, as áreas artísticas têm tido cada vez mais procura”.

A 3ª edição desta mostra criativa pode ser visitada até “16 de outubro, no horário normal de funcionamento, de quinta a domingo”, na Galeria do IPT no centro de Tomar. “A entrada é gratuita e livre”, ou seja, aberta à comunidade.

 

Maria Francisca Carvalho

 

Galeria de Imagens