O Município de Abrantes viu ser aprovada a candidatura apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a criação da segunda residência de estudantes em Abrantes. Trata-se da requalificação do edifício junto à Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes e que sempre funcionou como residência de estudantes até meados da década de 90.
A intervenção está orçamentada em 2,6 Milhões de Euros e a bazuca europeia vai contribuir com um financiamento de mais de 2 Milhões de Euros.
De acordo com a informação avançada pelo presidente da Câmara de Abrantes na reunião do executivo municipal desta semana esta nova residência de estudantes terá capacidade para 55 camas. Na mesma informação o autarca destacou que a maioria será para estudantes do ensino superior, mas haverá capacidade e condições para poder receber alunos de outros níveis de ensino.
Recorde-se que até meados da década de 90 do século passado o edifício tinha dois pisos com quartos para quatro alunos, sendo um dos pisos para o sexo feminino e outro para o sexo masculino. A residência recebia alunos para internato oriundos, na maioria, dos concelhos de Abrantes, Mação, Sardoal, Vila de Rei ou Ponte de Sor.
A parte inferior do edifício tinha a cozinha e refeitório para além de sanitários e de um anfiteatro que foi transformado numa sala de convívio. No novo projeto este piso térreo vai ser reabilitado e colocado ao serviço da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em particular para o ensino das artes e da música. Trata-se de um anseio de muitos anos da direção desta escola.
Manuel Jorge Valamatos destacou a importância da requalificação deste edifício para uma função que sempre foi a sua e salientou ainda a comparticipação financeira do PRR em mais de 77% do custo total da obra e mesmo assim o Município ainda vai investir 600 mil euros.
Manuel Jorge Valamatos mantém uma expetativa muito alta em relação ao financiamento para as novas Instalações da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA). O autarca acredita que Bruxelas, rapidamente, poderá dar luz verde ao financiamento através do Fundo para a Transição Justa.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
A atual residência de estudantes localiza-se no centro histórico de Abrantes, com dois andares residenciais, um para estudantes do sexo feminino e outro para estudantes do sexo masculino, cada um com capacidade para nove estudantes.