Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Educação

“Redes de Comunicação”: o início

16/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Ideias ‘out of the box’, com atividades que se inserem nos novos mundos da Comunicação, estão na origem da organização das “Redes de Comunicação”.

Trata-se de mais uma semana em que os estudantes da Licenciatura em Comunicação da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) convidam profissionais para apresentarem as suas experiências e para abrirem as novas perspetivas do mercado de trabalho.

As “Redes de Comunicação” começaram esta segunda-feira, dia 15, e contam com workshops interativos, tanto na vertente do Jornalismo como da Comunicação Empresarial, para além de debates e, até, humor. Até sexta-feira serão abordados temas como a Publicidade, a Assessoria de Imprensa e a Fotografia. Mas também novas tendências, como o ‘Brand You’ e a ‘Inteligência artificial aplicada ao Marketing. Uma das novidades em relação a edições anteriores é que todas as atividades são abertas ao público.

Logo pela manhã desta segunda-feira, o evento contou com um workshop conduzido por Mauro Moura, da academia Bi-Dom, que consistiu na demonstração e na aprendizagem de ‘time lapses’. O desafio consistiu em contar uma estória sobre Abrantes recorrendo a sequências de imagens.

“Em pouco tempo nós vemos muita coisa a acontecer”, foi o resumo que Mauro Moura fez acerca do que é um ‘time lapse’.

Pelas duas da tarde, no auditório da ESTA, realizou-se a cerimónia de abertura que contou com a visualização da reportagem audiovisual feita pelos alunos de 3ºano, Denízio Boaventura e Patrícia Barai, sobre a companhia de Teatro Palha de Abrantes.

“Como fazer reportagens com o Iphone” foi a palestra que encerrou o primeiro dia do evento. Conduzida por Álvaro Filho, jornalista, professor e escritor, contou com a visualização de alguns trabalhos do próprio e ainda com a explicação de como editar um vídeo/filme no Iphone. No final da sessão, o convidado produziu uma reportagem sobre o workshop da manhã, provando que as tecnologias permitem uma nova forma de produzir de conteúdos.

Esta terça-feira, o desafio da organização será uma conversa que se espera muito agradável entre duas figuras da terra: Ana Clara, jornalista de Abrantes a trabalhar em Lisboa há já vários anos, formada na ESTA, conversa com José Alves Jana, que foi um dos seus docentes, sobre “O outro lado da entrevista”. Será no dia 16, às 16h00, no espaço Sr. Chiado.

Joana Jerónimo e Irene Vale, alunas de Comunicação Social da ESTA