Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Educação

Rede Politécnica A23 recebe 700 mil euros para formação em competências digitais

6/03/2024 às 11:54
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Rede Politécnica A23, um consórcio liderado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), vai receber 700 mil euros para promover a formação de pelo menos 900 jovens e adultos na área das competências digitais.

“O projeto pretende reforçar a qualificação em áreas menos avançadas na transformação digital, disponibilizando cursos de formação inicial e de formação de reconversão e qualificação digital de diplomados já a exercer a sua atividade profissional, nomeadamente formação de profissionais que pretendam ser professores na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”, explicou o IPCB.

O financiamento atribuído à Rede Politécnica A23, que além do IPCB integra os politécnicos da Guarda e de Tomar, resulta de uma candidatura apresentada pelo consórcio ao Programa Impulso Mais Digital.

O objetivo passa por formar pelo menos 900 jovens e adultos na área das competências digitais oriundos das áreas disciplinares não CTEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Para o presidente do IPCB, a aprovação desta nova candidatura “é o reconhecimento do bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo consórcio desde a sua criação”, ao mesmo tempo que “demonstra a capacidade do IPCB para executar as verbas do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e para captar novas fontes de financiamento”.

António Fernandes reiterou ainda a aposta da instituição em desenvolver percursos formativos adaptados às necessidades de cada formando e do mercado de trabalho, nomeadamente através da participação em redes de cooperação nacionais e internacionais.

“O trabalho em rede é um importante pilar estratégico para o crescimento e desenvolvimento do IPCB”.

Os programas de formação propostos neste projeto incluem um conjunto de cursos breves, designados por microcredenciais (MC), que podem ser frequentados individualmente ou organizados em percursos formativos que conduzem à atribuição de um “Curso de Especialização” na área das competências digitais.

Os cursos serão oferecidos em estreita articulação com as empresas, entidades públicas e associações empresariais e comerciais que integram a rede de parcerias da Rede Politécnica A23 em cada região.

Liderado pelo IPCB, o consórcio Rede Politécnica A23 inclui os politécnicos da Guarda e de Tomar e foi constituído em 2021, no âmbito de uma candidatura ao PRR.

Incorpora ainda uma rede de cerca de 60 entidades parceiras, nomeadamente empresas, instituições, comunidades intermunicipais, autarquias, associações empresariais, agrupamentos de escolas, empresas e instituições públicas.

Lusa