Pesquisar notícia
quarta,
21 fev 2024
PUB
Abrantes

Projeto T-CODE recebe prémio que distingue as ações de capacitação digital

3/11/2023 às 17:29
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O T-CODE, programa único no país que ensina programação aos alunos com 8 ou mais anos de idade, em ambiente descontraído e de diversão, que se desenvolve nas escolas do concelho de Abrantes, foi distinguido com o quarto lugar do prémio “Selo Uma Ação INCoDe.2030”.

Este prémio, que visa reconhecer e divulgar as iniciativas e entidades que promovem as melhores práticas de capacitação digital da população, foi entregue na segunda-feira, dia 30 de outubro, pelo secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e pela coordenadora-geral INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes, durante o Fórum das Competências Digitais que decorreu no Porto.

Desenvolvido por técnicos do Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, o projeto T-CODE é dinamizado em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Abrantes, Tagusvalley e Fundação Raspberry Pi, sediada na Grã-Bretanha.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, disse terem ficado “muito felizes por perceber a importância do projeto T-CODE em todas as nossas escolas e a dinâmica que vai criando pelo Médio Tejo”.

O projeto T-CODE, que abrange um universo de mais de 2000 alunos e 60 professores em quatro concelhos (Abrantes, Torres Novas, Ferreira do Zêzere e Sardoal), ensina temáticas como a programação de computadores e robótica, em contexto de sala de aula, desenvolvendo nas crianças um conjunto de competências úteis para a vida escolar e profissional como a criatividade, resolução de problemas, colaboração e partilha, a par com a capacidade de pensamento crítico.