Pesquisar notícia
terça,
30 abr 2024
PUB
Abrantes

Programa T-CODE da TagusValley renova selo INCode. 2030 até 2029

11/08/2023 às 15:49
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O T-CODE, Programa de Acesso Universal a Competências Digitais, recebeu a renovação do selo INCoDE.2030, até 2029. Este projeto pretende “definir e implementar uma estratégia de promoção da literacia científica e das competências digitais, junto das escolas e empresas da região”. Este é também um programa “único no país”, focado em ensinar, principalmente programação, a alunos a partir dos oito anos “num ambiente descontraído e de diversão”.

Deste modo, a atividade deste programa assenta principalmente na facilitação do contacto entre as crianças e linguagens de programação, através dos quais podem criar jogos, animações e páginas de internet. Neste sentido, a TagusValley explicou a importância que tem aprender a programar e como esta atividade fomenta outras competências: “Saber programar é uma competência importante num mundo digital. Atualmente, não basta saber utilizar computadores, criar textos, folhas de cálculo e usar a Internet. As crianças também devem compreender como estas coisas funcionam... Aprender a programar não é apenas útil para quem quer ser programador no futuro. Programar fomenta outras competências, como a resolução de problemas e o raciocínio lógico, contribuindo para o sucesso noutras áreas como as ciências e a matemática”.

“Além disso, programar é extremamente divertido”, acrescenta.

Este programa é dirigido por quatro técnicos do Tagusvalley (Parque de Ciência e Tecnologia) “e já abrange mais de 1200 alunos e mais de 60 professores, em quatro concelhos, apoiados por uma equipa que ensina temáticas como programação de computadores e robótica, em contexto de sala de aula”.

O T-CODE é realizado desde 2019 e resulta de uma parceria com a Fundação Raspberry Pi, sediada na Grã-Bretanha, através da qual foi possível “criar uma adaptação do seu projeto internacional CODE CLUB, uma das ferramentas incluídas na lista de "Kits de Aprendizagem”, disponibilizada pelo INCoDE.2023” e que tem como base permitir a todos os jovens a realização de todo o seu potencial através do poder da computação e das tecnologias digitais.

Cabe destacar que o TagusValley é uma entidade que pertencente ao Sistema Tecnológico Nacional com competências associadas à valorização da ciência e da tecnologia, cuja dinâmica se aplica mais diretamente à região do Médio Tejo, sendo “uma das unidades orgânicas do TagusValley a Cultura Científica e Tecnologia, no âmbito da qual se desenvolvem atividades junto das comunidades escolares desde o 1.º ciclo ao ensino secundário”.

Jade Garcia