Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Abrantes

Prémios de Mérito atribuídos a 5 alunas das escolas Manuel Fernandes, Solano de Abreu e de Desenvolvimento Rural (c/áudio)

27/10/2023 às 20:58
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Rita Palácio, Rita Rodrigues, Maria Inês Dias, Jéssica Canaveira e Maria Inês Barreta foram alunas do 12.º ano nas escolas Dr. Manuel Fernandes, Dr. Solano de Abreu e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA). No final do ano letivo concluíram ciclo do ensino secundário e cada uma seguiu a sua vida académica. Mas vão ficar com um facto comum para toda a vida. Foram as melhores alunas das escolas. As ritas na Dr. Manuel Fernandes, a Inês Dias e a Jéssica na Dr. Solano de Abreu e a Inês Barreta na EPDRA

E já em pleno andamento das vidas académicas receberam o prémio de Mérito atribuído pelo Município de Abrantes e pela Tejo Energia. Trata-se de um prémio financeiro em que o Município atribui 2 cheques de 1.250 euros e a Tejo Energia 3 cheques no mesmo valor.

A cerimónia aconteceu esta sexta-feira, dia 27 de outubro, no auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. Na cerimónia ainda foi tentada uma ligação aos Estados Unidos, porque uma das jovens, Rita Palácio entrou para direito na Universidade de Harvard, mas sem sucesso, tendo o seu pai recebido o prémio. Isabel Alves, diretora da Escola Dr. Manuel Fernandes destacou a importância deste dia para os alunos aqui distinguidos. Trata-se de uma cerimónia para premiar o mérito dedicação e esforço escolar e vincou que é um prémio para alunos, mas para todos que fazem parte da vida académica e escolar: professores, funcionários, encarregados de educação e colegas, e amigos com quem partilharam aventuras.

 

Dulce Franco, representante da Tejo Energia, destacou que o “saber deve andar sempre connosco”, e deixou-lhes o desafio de não se acomodarem nos próximos anos.

Depois acrescentou que a excelência e no mérito dão trabalho. E o trabalho será reconhecido mais tarde, ao longo da sua vida profissional.

 

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, salientou que este é um dia de celebrar o talento e o esforço dos “nossos alunos”, das oportunidades dos jovens de Abrantes pelo reconhecimento.

O autarca, também ele professor, sublinhou que as notas são aos reflexos do estudo, mas também dos professores, dos pais e família e até dos amigos. Deixou uma nota para as famílias das 5 jovens premiadas, pois “o incentivo e acompanhamento das famílias é fundamental”.

E no seguimento deixou uma palavra de agradecimentos ao papel dos docentes na vida destas alunas e de todos os estudantes do concelho.

No final 3 alunas da Escola Dr. Manuel Fernandes, violino, viola de arco e violoncelo, interpretaram 2 peças musicais, e outras duas alunas fizeram uma performance de poesia para fechar a cerimónia.

 

Galeria de Imagens