Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Educação

Mação: Assembleia Municipal acolhe a intervenção dos alunos

8/02/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Assembleia Municipal de Mação regressou hoje à escola. Foi perante um auditório cheio de alunos que autarcas e deputados debateram os assuntos que estão na ordem do dia.

Antes de dar início aos trabalhos, Saldanha Rocha, presidente da Assembleia Municipal, passou a palavra a José António Almeida, que assumiu uma dupla função, a de deputado e a de diretor, que contextualizou os alunos presentes de tudo o que se estava a passar e a debater.

No período reservado ao público, os alunos acabaram por intervir e direcionaram questões ao presidente da Câmara Municipal, Vasco Estrela.

João Matos, eleito recentemente presidente da Associação de Estudantes, foi o primeiro a usar da palavra e solicitou o apoio do Município para a dinamização da Associação. Nuno Esteves, do 11º ano, falou das portagens na A23 e questionou o presidente sobre as ações encetadas para abolição das portagens ou a redução de custos. Por sua vez, Jéssica Teixeira, do 10º ano, falou da problemática do envelhecimento populacional. E por último, Marisa Pinheiro, do 11º, chamou a atenção para os maus cheiros sentidos numa ribeira junto a Envendos.

Em resposta, Vasco Estrela congratulou-se com o interesse dos alunos e começou por felicitar a lista vencedora que ganhou a Associação de Estudantes. De seguida, o presidente enquadrou o processo das portagens na A23 e deu conta que é um assunto que o Município tem acompanhado. Quanto ao envelhecimento, o autarca afirmou ser um problema nacional e europeu e que é muito difícil encontrar soluções para o mesmo, não deixando de enumerar as diversas ações que o Município tem promovido para a fixação das pessoas e para a promoção da qualidade de vida.

No que diz respeito aos maus cheiros, o autarca explicou que é uma situação que tem de ser analisada no local, mas que provavelmente o que está em causa é “um foco de poluição provocado pela ETAR de Envendos, da responsabilidade das Águas de Lisboa e Vale do Tejo, mas que terá de ser visto, avaliado e depois comunicado”.

Voto de Louvor aprovado

Na sessão da Assembleia Municipal, Duarte Marques, deputado municipal, elogiou a Escola Secundária de Mação pela classificação nos últimos rankings nacionais. O deputado propôs a aprovação de um voto de louvor ao Agrupamento de Escolas, que foi aprovado por unanimidade.

“O que é facto é que a Escola Secundária de Mação foi a melhor escola pública do país em português, com melhores resultados no exame de português. No caso da matemática, está ainda mais bem posicionada (…) se formos ver a Escola de Mação, em Português e em Matemática, foi quarta e quinta classificada a nível nacional, mas a primeira escola pública”, referiu deputado.

Este resultado “serve de estímulo aos alunos que cá estão. Quis salientar isto para que os alunos de hoje, aqui sentados, percebam que os parabéns não são para eles, mas é um desafio para que possam fazer o mesmo que os colegas fizeram o ano passado”, fez notar o responsável.