Pesquisar notícia
quinta,
18 ago 2022
PUB
Educação

Isabel Alves é a nova diretora do Agrupamento de Escolas N.º2 (C/ ÁUDIO)

5/07/2022 às 15:30
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Teve lugar no dia 4 de julho a cerimónia da tomada de possa da nova diretora do Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes, a professora Isabel Alves.

 

Aluna do ensino de música da Escola Dr Manuel Fernandes interpreta, na cerimónia da tomada de posse da nova diretora, o prelúdio um dos sete prelúdios do compositor português António Fragoso)

A cerimónia teve início com a professora Ana Cristina Serigado, presidente do Conselho Geral, que começa por “congratular a nova diretora que dá início a um novo ciclo” com um projeto que “mereceu a confiança do Conselho Geral”, a quem agradeceu o “empenho, o excelente trabalho, as reflexões” e ainda “em particular, os que integraram a comissão especializada, que se reuniram” diversas vezes e que “tiraram, da sua vida privada, muitas horas ”. Ana Cristina Serigado conta que esta comissão elegeu a diretora, “penso eu, de forma isenta e transparente”.

Ana Cristina Serigado

Agradeceu também ao antigo diretor do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes, Alcino Hermínio, citando as palavras ditas, pelo menos na primeira reunião geral em que Ana Serigado esteve presente. “Pediu aos novos professora, e éramos muitos, que vestissem a camisola do Agrupamento.” Esta foi uma frase que Ana confessou que “me ficou”.

“O sonho comanda a vida”, são as palavras que usou para finalizar o seu discurso, onde desejou “as maiores felicidades neste trabalho e neste cargo” de Isabel Alves. “Ainda bem que há quem continue a sonhar”, disse Ana Cristina Serigado.

Já no seu discurso, a nova diretora, Isabel Alves, começou por dizer que “agradecer é reconhecer a importância que os outros têm na nossa vida e ser grata faz parte da minha maneira de ser”. Isabel Alves homenageou a família, “em particular ao meu marido e ao meu filho”, que confessou serem o “suporte emocional” da diretora.

Prosseguiu para agradecer ao Conselho Geral “que confiou em mim” para ser a diretora deste Agrupamento” que Isabel Alves abraçou “em 2013 aquando da agregação com o Agrupamento Escolar de Tramagal e que hoje sinto como meu”.

Professores do Conselho Geral com a nova diretora do agrupamento, Isabel Alves

Apresentou assim a visão do Agrupamento de Escolas N.º2 que são, entre eles, “construir um agrupamento de referência a nível local e nacional” devido ao “sucesso académico do seus alunos, mas também por todos os seus sucessos e conquistas a nível pessoal e mais tarde a nível profissional”. Para que este pontos sejam conseguidos, é necessário um Agrupamento que “prime pela qualidade do seu ambiente interno” com relações de “confiança, de colaboração e entreajuda”. Outro fator que apontou são as relações entre a comunidade envolvente. “Unidos ninguém nos poderá parar”.

Isabel Alves confessou que tem como missão criar “cidadãos responsáveis, críticos e conscientes, não só dos seus direitos, mas também dos seus deveres” e que tenham a capacidade de “atuar como promotores da mudança”, num ambiente que considera “aberto, participativo e inclusivo”.

O tipo de liderança a que Isabel Alves se propõe a implementar é aquele que “partindo do projeto educativo”, que irá aplicar, “se transforme no projeto de todos”.


Diretora Isabel Alves

“Proponho-me a reconhecer a mais valia da diversidade dos nossos alunos”, foram as palavras da nova diretora que disse que “dar a palavra, escutar os nossos alunos” é a forma de promover “a construção conjunta do sentido do trabalho escolar e das aprendizagens”.

“Que todos tenham condições de estudo” e ter uma oferta formativa diversificada conseguindo assim “ter espaços de formação curricular” em diversas áreas, foram outros dos objetivos apresentados pela diretora do Agrupamento.

A terminar o seu discurso, Isabel Alves mencionou que “temos o sonho e temos o desejo” de, nada mais, nada menos, criar uma escola que qualifique “os jovens da próxima geração para assumirem” de forma autónoma, não só a construção do seu “próprio saber, do seu destino e de um mundo bem melhor”.

“Contamos convosco”, foram as palavras que a nova diretora Isabel Alves utilizou para terminar o seu discurso, naquela que foi a cerimónia da tomada de posse que teve lugar no auditório da Escola Dr Manuel Fernandes.

Maria Francisca Carvalho