Pesquisar notícia
quinta,
18 ago 2022
PUB
Educação

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes tem nova diretora

14/07/2022 às 12:15
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) conta com uma nova diretora, a profª doutora Olinda Sequeira. A cerimónia da tomada de posse da nova diretora teve lugar no auditório da ESTA, no dia 12 de julho.

A nova diretora da ESTA é doutorada em Economia pelo ISEG, Universidade de Lisboa. Possui o título de Especialista com provas públicas na área da Economia e também na área da Estratégia. É investigadora na área da eficiência e produtividade das organizações com aplicação de técnicas de fronteira. Pertence ao centro de investigação - Smart Cities Research Center (CI2) do Instituto Politécnico de Tomar.

 

Olinda Sequeira tem artigos publicados em revistas internacionais com revisão por pares e é também revisora de artigos científicos para revistas internacionais. É docente no Instituto Politécnico de Tomar (IPT) há 18 anos e possui uma vasta experiência profissional na área de projetos de investimento, estratégia e empreendedorismo. Foi diretora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do IPT e desde 2012 que coordena o projeto Poliempreende, no qual participam todos os Institutos Politécnicos do país.

“Abraço com um forte e grande abraço”, estas são as palavras de Olinda Sequeira, que acredita que esta é uma comunidade académica composta por “muitas pessoas interessadas” em levar a cabo um trabalho conjunto, pois “percebem que efetivamente só desta forma é que conseguimos alcançar objetivos”.

 

Perceber a cabeça dos mais novos é uma problemática que apresenta e por isso sente necessidade de uma “proximidade com as escolas” e até mesmo “trazê-los à nossa escola”. Considera que “ter uma escola aberta a estes jovens é uma mais valia”, pois o contacto “próximo” com estas entidades ajuda a perceber “o que se gosta”.

“Enquanto diretora da ESTA, pretendo dar continuidade ao trabalho que tem sido realizado”, diz Olinda Sequeira, que não só tem esta intenção como a de “consolidar” o trabalho já desenvolvida nesta escola superior.

A nova diretora confia que a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes apresenta um “papel central” naquilo que é o “desenvolvimento regional”. “A informação, a tecnologia e o conhecimento, são os fatores de produção.”

“A introdução de mestrados profissionalizantes” é um dos pontos que Olinda Sequeira pretende implementar neste instituto, sustentando que esta é uma das medidas para que “a oferta formativa da ESTA” continue a ser estar de acordo com a “procura do mercado”.

Com vista a tornar a ESTA mais apelativa, até mesmo para estudantes “internacionais”, o ensino presencial continuará a ser uma realidade, mas irá ser assim introduzido o “ensino à distância”.

“Só todos, juntos e empenhados, podemos fazer crescer a ESTA”. É desta forma que a nova diretora do estabelecimento, Olinda Sequeira, se dirige aos alunos, “pessoal docente e não docente". Crê ser possível afirmar o papel desta escola a nível “regional, nacional e internacional”.

“Obrigada mãe”. Olinda Sequeira terminou com um agradecimento especial a quem lhe ensinou a escrever, a ler e a contar, a “minha primeira professora”. Agradece também aos professores por “todo o conhecimento” que lhe passaram e que fizeram da nova diretora, “pessoa que sou hoje”.

 

Maria Francisca Carvalho