Pesquisar notícia
terça,
19 mar 2024
PUB
Mação

cTeSP em Segurança e Proteção Civil do IPT

6/07/2022 às 15:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi celebrado um protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), a Câmara Municipal de Mação (CMM) e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Mação (ABVM) com vista a ministrar um cTeSP em Segurança e Proteção Civil em Mação.

As candidaturas estão a decorrer até dia 26 de agosto de 2022.

Um Curso cTeSP é um Curso Técnico Superior de Especialização Profissional foi criado pela Direção Geral de Ensino Superior.

Essencialmente, é um curso de Nível 5, conferindo o Diploma de Técnico Superior Profissional (reconhecido no quadro de qualificações). Tem a duração total de dois anos e é constituído por 3 semestres de aulas e 1 semestre em estágio. Tem 120 ECTS (créditos) e permite prosseguir estudos para uma Licenciatura.

O cTeSP em Segurança e Proteção Civil permite o apoio à liderança em situações de emergência, prevenção e avaliação de riscos que permitem desenvolver atividades de segurança, proteção e socorro, para a articulação e implementação de planos estratégicos de ação no âmbito do SIOPS.

Mais informações em http://www.ctesp.pt/seguranca-e-protecao-civil.

Pelo presente Protocolo são assumidos pelas partes os seguintes compromissos:

Pela CMM e pela ABVM, assegurar ao IPT todos os meios que, estando nas suas disponibilidades, se revelem necessários ao desenvolvimento e lecionação do curso, designada, mas não exclusivamente, a cedência das suas instalações, o acesso e uso dos seus laboratórios e equipamentos, bem como o acesso a outros recursos didáticos, e o apoio logístico para a instalação de outros materiais e equipamentos que se revelem adequados;

Pelo IPT, assegurar os meios ao seu dispor que se revelem necessários a instrução do processo de alteração de registo do curso junto da Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos da lecionação do mesmo fora das suas instalações de ensino normais, em Tomar, designadamente, a junção e envio a DGES da documentação respetiva, a manutenção de todos os requisitos, incluindo o corpo docente, que justificaram a aprovação e registo do curso, bem como o seu know-how, nomeadamente, ao nível do ensino superior nas áreas de formação abrangidas;

A CMM assegura o apoio adequado e necessário ao desenvolvimento ao curso, designadamente identificando as áreas onde se registe necessidades de formação e qualificação na região municipal e participando ativamente na divulgação junto dos seus munícipes e do tecido empresarial local, desta nova oferta formativa no concelho, bem como o apoio na deslocação dos formandos as instalações do IPT sempre que necessário e tal se justifique.

Para esclarecimento de dúvidas, pode contactar spoc@ipt.pt ou pelo 249 328 216.