Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Abrantes

Cornucópia de Talentos organiza I Jornadas Pedagógicas sobre Pedagogias Diferenciadas

28/04/2022 às 12:21
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Cornucópia de Talentos - Associação para a Promoção da Saúde e o Desenvolvimento Humano, sediada em Abrantes, irá organizar as suas I Jornadas de Pedagógicas sobre Pedagogias Diferenciadas, no fim-de-semana de 14 e 15 de Maio,no Edifício Pirâmide, em Abrantes.

As I Jornadas de Pedagógicas sobre Pedagogias Diferenciadas irá ter como oradores Deolinda Ribeiro, Luís Filipe B. Teixeira, Celeste Simão, Paulo César Gonçalves, José Pacheco, Luiza Lameirão, Vera Mendonça, Cátia Lopes e Tânia Seabra.

Deolinda Ribeiro é doutorada em Ciências da Educação, Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e investigadora integrada no Centro de Investigação e Inovação em Educação. É ainda perita da Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em Portugal e presidente da Associação em Rede Internacional Lusófona, ESTEIADIÁLOGOS, de Investigação-Ação Colaborativa. Atualmente coordena o mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e a Pós-Graduação em Pedagogia em Montessori.

Luís Filipe B. Teixeira é doutorado em Estudos Portugueses-Cultura Portuguesa séc. XX pela Universidade Nova, e Pós-Doutorado em «Sub specie ludi: Experiência lúdica, Design, Tecnologias e Cidades Criativas», pelo Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Licenciado em Filosofia na Faculdade Letras UL. É Formador Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas seguintes áreas e domínios: A-09 Ciências da Comunicação; A-32 Filosofia; A-57 Literaturas (portuguesas); A-59 Teoria da Literatura; B-17 Educação e Valores; C-03 Concepção e Organização de Projectos Educativos; C-15 Tecnologias Educativas-Informática/Aplicações de Informática; e D-13 Educação para a Cidadania.

Celeste Simão tem Doutoramento em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Licenciada em Educação na área de Animação Sociocultural pela Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada. Curso do Magistério Primário. Desempenha atualmente as funções de vereadora da Educação na Câmara Municipal de Abrantes.

Paulo César Gonçalves, autor, dramaturgo e pedagogo. Licenciado em Estudos Culturais.

José Pacheco é especialista em Leitura e Escrita é, desde 1995, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou projecto “Fazer a Ponte”, desde 1976 a 2004, realizado na Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, até à data da sua reforma. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do “Educação para Todos” projecto de 2001/2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire.

Luiza Lameirão é pedadoga, graduada pela Faculdade de Educação da USP. Inicialmente, trabalhou com alfabetização de adultos. Ao conhecer a Pedagogia Waldorf, iniciou, a partir de 1979, um caminho voltado prioritariamente para a educação de crianças pequenas. Foi cofundadora do Colégio Waldorf Micael , em São Paulo, onde atuou como jardineira, professora de classe e de matéria. Seus estudos sobre o desenvolvimento do ser humano e sua experiência com a educação de crianças abriram outras janelas e permitiram-lhe exercer a docência em cursos de formação de professores, educadores comunitários, médicos e terapeutas.

Vera Mendonça formou-se em Psicologia Clínica pelo ISPA, tendo trabalhado sempre com crianças, tanto em contexto hospitalar como em contexto particular. No entanto, foi na Pedagogia Waldorf que encontrou a sua vocação. Estudou Pedagogia em Lisboa, na Associação PerCurso Waldorf, em Lisboa e no Centro de Formación de Pedagogia Waldorf em Madrid. Em 2007 faz parte da fundação da Associação Pé de Romã em Sintra, que abre o Jardim da Romã e desde 2008 leciona na Escola da Terra, também em Sintra, enquanto professora de classe. Faz parte da Direção da Escola da Terra desde 2012. É uma das representantes da Escola da Terra na Associação Portuguesa de Escolas com Pedagogia Waldorf (APEPW), da qual também é co-fundadora, onde tem colaborado na criação de um currículo português de Pedagogia Waldorf com as restantes escolas do país. Ao longo dos anos tem desenvolvido Aulas Abertas para adultos, proporcionando a pais e educadores uma vivência prática da Pedagogia Waldorf.

Cátia Lopes é licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação de Santarém, foi professora na Granard Primary School e na Step Teachers, em Londres, Reino Unido. Dirige atualmente a Escola na Floresta, em Ourém e integra o Movimento Aprendizagem ao Ar Livre.

Tânia Seabra, licenciada em Psicologia da Educação e da Orientação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, é membro efetivo da OPP e integra o quadro de Psicólogos do Agrupamento der Escolas nº 2, em Abrantes.

A Cornucópia de Talentos é uma associação sem fins lucrativos, em Abrantes, dedicada ao ser humano no seu desenvolvimento cognitivo, físico e espiritual.

Trabalha na prevenção da Saúde, do Ensino e da Formação praticando metodologias diferenciadas e inspiradas em modelos já existentes como a Escola da Ponte, O Pinhão, e em pedagogias/filosofias como Waldorf, Montessori, High Scope, entre outras.