Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Ensino Superior

Candidaturas terminam hoje e já há mais de 56 mil candidatos

7/08/2023 às 12:34
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Mais de 56 mil estudantes já apresentaram a candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, que termina hoje.

De acordo com os dados atualizados diariamente na página da Direção-Geral do Ensino Superior, até ao final do dia de domingo, a primeira fase do concurso contava já com 56.434 candidatos.

O número é ligeiramente mais baixo do que aquele registado no ano passado quando, a um dia do término do prazo, tinham-se candidatado 58.110 jovens.

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior arrancou na segunda-feira. No primeiro dia, apresentaram a candidatura 12.939 estudantes, para um total de 54.311 vagas.

Este ano, as instituições de ensino superior tem mais 275 lugares disponíveis do que inicialmente anunciado e mais 671 do que no ano passado.

Os resultados da primeira fase do concurso nacional serão divulgados em 27 de agosto, mais cedo do que nos anos anteriores, de forma a assegurar um intervalo mínimo de 15 dias entre a colocação na primeira fase e o início das aulas.

Outra das novidades do concurso é a disponibilização, pela primeira vez, de um contingente prioritário de estudantes economicamente carenciados (beneficiários de escalão A da ação social escolar), com 2.028 vagas, para cursos em todas as instituições de ensino superior públicas.

Por outro lado, foi alargado, para cerca de 3.800 vagas, o contingente prioritário para emigrantes, familiares e lusodescendentes para a segunda fase, que começa a 28 de agosto.

No ano passado, entraram no ensino superior 50.315 estudantes através do concurso nacional de acesso, entre os mais de 61 mil candidatos.

Lusa