Pesquisar notícia
terça,
03 dez 2024
PUB

Ensino Associações lançam portal para denúncias de casos de indisciplina nas escolas

24/10/2024 às 21:06
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Observatório da Convivência Escolar, iniciativa de associações de professores, diretores e pais, vai lançar no sábado um portal para receber denúncias de casos de violência e indisciplina nas escolas.

O portal será lançado no âmbito do XI Convenção Nacional da Federação Nacional da Educação (FNE), a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) e a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), responsáveis pela iniciativa em colaboração com a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET).

Disponível em convivenciaescolar.pt, o portal vai permitir a partilha de contributos e boas práticas no âmbito da prevenção da indisciplina, mas também a apresentação de denúncias.

O objetivo, explicou à Lusa o secretário-geral da FNE, Pedro Barreiros, é conhecer as situações que ocorrem nas escolas e, quando possível, dar seguimento aos casos, garantindo o anonimato dos denunciantes sempre que esse desejo seja expresso.

A informação recolhida será depois analisada pelas instituições que integram o Observatório da Convivência Escolar, e que incluem a Ordem dos Psicólogos e o Instituto de Apoio à Criança.

“A partir do momento em que as situações são tipificadas e é dado a conhecer quais são as escolas e as regiões em que acontecem, permite-nos fazer leituras e essa informação vai ser válida porque será complementar àquela que já existe disponível, mas que consideramos ser pouca”, explicou Pedro Barreiros.

O Observatório da Convivência Escolar foi lançado em março, com o objetivo de ajudar a denunciar e monitorizar a indisciplina nas escolas.

Em setembro, as quatro associações reuniram-se com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação para apresentar o projeto e divulgar dados sobre a indisciplina nas escolas, desafiando a tutela a participar na iniciativa.

“Tivemos uma resposta afirmativa do ministro, dizendo-nos que, através da Direção-Geral da Educação ou dos serviços do Ministério, será encontrado alguém para participar nas nossas reuniões”, relatou o dirigente sindical.

O ministro Fernando Alexandre deverá estar presente na XI Convenção Nacional da FNE, Confap e ANDAEP, dedicada ao tema “Melhor convivência escolar, mas aprendizagens”, que se realiza no sábado em Aveiro.

Lusa