Pesquisar notícia
terça,
19 out 2021
PUB
Educação

Alunos da Escola Manuel Fernandes atuam para as crianças do Centro Escolar de Rio de Moinhos (C/ÁUDIO e FOTOS)

1/06/2021 às 19:15
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Dia da Criança é sempre assinalado com muitas atividades desportivas, recreativas. Há sempre muita correria e brincadeira aliada à cor que anima os mais novos. Mas este Dia da Criança de 2021, tal como em 2020, foi assinalado, sim, mas de forma muito diferente do que o seria sem pandemia.

Cada escola organizou atividades de acordo com as regras impostas pela pandemia. Bolhas separadas, turmas separadas umas das outras.

No Centro Escolar de Rio de Moinhos, que pertence ao Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes, a manhã foi de atividades “da casa”. Os alunos das artes da escola sede, da Escola Dr. Manuel Fernandes foram “mostrar” a Rio de Moinhos a aprendizagem que têm feito ao longo de umo letivo atípico e que alterou, em muito, a vivência de todos os alunos. Mas os das artes tiveram ainda mais limitações uma vez que não puderam fazer as apresentações que fariam em ano normal.

Neste sentido uma das salas polivalentes da Escola de Rio de Moinhos recebeu a turma de dança que mostrou aos mais novos, primeiro às crianças do Jardim de Infância e depois aos alunos do primeiro ciclo, duas apresentações, com explicação da professora. Primeiro uma dança contemporânea e depois uma clássica, em que as alunas mostraram os seus “tutus” que entram sempre no imaginário da garotada, quando se fala de dança.
O roteiro continuou com a audição de duas músicas da orquestra de violas da escola, num dos pátios.

Após os aplausos aos alunos de guitarra seguiu-se um trio e o duo de violinos de alunos do 9.º ano de escolaridade, para noutro recanto mais ao lado a orquestra sinfónica, este ano muito mais curta do que é habitual, poder mostrar aos mais novos os sons dos instrumentos, apresentados um a um, e depois a execução de uma peça musical.

Tratou-se de uma iniciativa de mostrar uma área que pode ter muito para crescer, naquilo que é a oferta formativa da Escola Dr. Manuel Fernandes. Este ensino das artes, com dança e música, tem sido uma aposta desta escola. Para a dar a conhecer aos pais de forma mais aprofundada foi criada uma página específica, dentro do site da escola, para a área das artes. Explica o diretor do agrupamento, Alcino Hermínio, que é uma forma de os pais conhecerem melhor aquilo que pode ser esta via, com as disciplinas normais dos respetivos, a que acrescem as específicas ligadas à dança ou à música.

Ouça aqui a reportagem

Estas apresentações serão feitas nas outras escolas do Agrupamento, mas neste Dia da Criança foi uma forma diferente de assinalar o dia. Um pedaço da manhã muito ligado à cultura e uma forma dos alunos de artes poderem mostrar o que aprendem já que a pandemia limita a realização das audições de final de ano, em que os jovens podiam mostrar, orgulhosamente, o crescimento que vão tendo.

Galeria de Imagens