Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Sardoal

Agrupamento de Escolas recebeu professores e alunos da Letónia e da Finlândia

27/02/2023 às 12:25
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Decorreu entre os dias 19 e 23 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Sardoal (AES), o 1.º encontro Erasmus+ com as escolas da Finlândia (Kauhajoen lukio senior high school de Kauhajoki) e da Letónia (Riga 92th secondary school), no âmbito dos projetos Sustainable Future: “North meets South” e European Mindset, respetivamente.

O encontro contou para a participação de meia centena de alunos e professores dos três países, entre os quais 20 alunos e quatro professores estrangeiros. Os alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos ficaram alojados em casas de famílias de alunos portugueses, o que representou “uma experiência intercultural única e inesquecível” para todos.

Foi uma semana “muito intensa e animada” e, de entre as principais atividades, destacam-se a visita à escola e ao centro histórico da vila de Sardoal, o momento musical “Sardoal de Honra” e a visita à Nazaré. Decorreram ainda workshops temáticos, uma atividade de sensibilização ambiental com a recolha de lixo na praia da Nazaré e atividades desportivas, para além da participação em algumas aulas curriculares. A semana terminou com um jantar final de despedida onde foram distribuídos certificados e lembranças.

Foi uma experiência “muito gratificante e enriquecedora” para todos os participantes e respetivas famílias, que promete continuar em abril e maio com as visitas à Letónia e Finlândia de dois grupos de alunos do AES.

Em nota de imprensa enviada à reação, o AES “agradece a todos aqueles que participaram e/ou colaboraram neste marcante intercâmbio escolar”.