Pesquisar notícia
quinta,
07 jul 2022
PUB
Educação

Abrantes recebe encontro com pais e encarregados de educação de 876 escolas

28/04/2022 às 12:30
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A FAPOESTEJO (Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Oeste, Lezíria e Médio Tejo) organiza nos dias 29 e 30 de abril, na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, o VII Encontro de Associações de Pais e Encarregados de Educação. Este ano o tema principal da ação será “Onde para a Escola?”.

De acordo com a FAPOESTEJO o tema vai ser abordado nas mais variadas vertentes, numa tentativa de debater “o que está bem, menos bem e pode ser feito para melhorar a qualidade de ensino em Portugal, contribuindo de forma clara para que o sucesso das crianças de jovens seja uma realidade, bem como a satisfação dos professores e de toda a comunidade.”

No dia 29 de abril, o programa terá início pelas 21 horas e contará com uma mesa-redonda onde Associações de Pais, Federações de Pais Nacionais e Europeias e a Confederação Nacional de Associações de Pais debaterão ideias e recolherão opiniões, princípios tão importantes na construção de uma Escola para Todos, a pensar em todos, dado que no território da FAPOESTEJO são 15 mil de crianças e jovens com necessidades especais.

No sábado, 30 de abril, a sessão de aberturas ocorrerá pelas 10h15, após um momento cultural e contará com a presença de uma representante da associação de pais local, diretores de agrupamento e autarcas. De seguida, pelas 10h45, será debatido o tema “Educação – Novas Abordagens, Novo Foco”, onde intervirão Adelino Calado, Margarida Rodrigues, Marco Bento, com a moderação a cargo de Jerónimo Belo Jorge, do grupo Media On.

Após a pausa para almoço, a partir das 14h30 decorrerá mais um momento cultural, e de seguida será a vez de António Sampaio da Nóvoa tomar a palavra e abordar o tema “A Metamorfose da Escola”, durante cerca de uma hora, que será certamente um precioso momento de aprendizagem para todos os presentes.

A partir das 16h20, terá lugar um espaço dedicado à discussão da temática “Visão dos Atores da Educação”, onde serão oradores Jorge Ascenção, Nuno Madeira, Marly Serras, Henrique Santos, Andreia Madrinha e alguns alunos. Com esta mesa-redonda a FAPOESTEJO pretende reunir as ideias e visão da Comunidade Educativa no seu todo, desde o aluno, passando pela assistente operacional, direção de agrupamento, escola superior, até à Confederação das Associações de Pais.
Após mais um momento cultural, a partir das 17h50, decorrerá a sessão de encerramento e discussão, com Rui Pires, presidente da FAPOESTEJO, Victor Petuya, presidente da EPA, Jorge Ascenção, presidente do CE da CONFAP, Jorge Valamatos, presidente do Município de Abrantes, Miguel Pombeiro, Secretário da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e António Leite Secretário Estado da Educação.

A FAPOESTEJO com a organização destas ações pretende unir e pôr a refletir toda uma comunidade escolar do vasto território que abrange, neste caso, 876 escolas, de 36 municípios do Oeste, Médio e Lezíria do Tejo, num total de 132 mil alunos.