Educação Abrantes: Jornadas da Educação debatem a “Educação do Futuro” e os problemas vigentes - COM SOM
Abrantes recebe, entre 13 a 16 de março, as Jornadas da Educação.
O evento vai dividir-se pelas duas escolas, a Secundária Dr. Solano de Abreu e a Escola Dr. Manuel Fernandes.
As Jornadas principiam às 16h30 na Escola Dr. Solano de Abreu, onde decorrerá uma sessão de abertura conduzida por Celeste Simão, vereadora com o pelouro da Educação e Jorge Costa, diretor do Agrupamento de Escolas nº1 de Abrantes.
De seguida, decorre a sessão “Quando o cérebro do seu filho vai à escola”, conduzida por Alexandre Castro Caldas, diretor do Instituto de Ciências da Saúde – Univ. Católica Portuguesa.
Neste dia, vai ainda se proceder à apresentação do projeto Abrantes – Comunidade de Educação Changemaker com Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA, Rui Marques da Ashoka Portugal e João Costa, Secretário de Estado da Educação. O momento vai acontecer na Escola Dr. Solano de Abreu, às 18h00.
O segundo dia das Jornadas, na Escola Dr. Manuel Fernandes, às 16h30, é destinado ao workshop Recursos Educacionais – "O Uso dos Telemóveis no 1º ciclo do ensino básico", com a moderação de Ana Paula Fernandes, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas nº 2. A convidada para o momento será Patrícia Gomez Hernandéz e Carlos Monge da Universidade de Alcalá-Henares. Momentos antes, às 14h30, e na Escola Dr. Solano de Abreu, acontece o Workshop "Criação de Jogos Informáticos na Educação", com o moderador Válter Bouça, docente da ESTA e com Leonel Morgado, docente da Universidade Aberta.
O dia 15 é reservado à sessão “A Escola e a Família. Que relação?” com as Associações de Pais do concelho e sob a moderação de João V. Pedro, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas nº1.
Por sua vez o dia 16 de março, na Escola Dr. Manuel Fernandes, às 17h30, Fátima Goulão, docente da Universidade Aberta, vai abordar o tema "Autorregulação do Processo de Aprendizagem". Às 18h30 um momento para debate.
A síntese global do evento será levada a cabo por Lurdes Batista, da Divisão do Conhecimento da CMA. O encerramento ficará a cargo de Celeste Simão e Alcino Herminio, diretor do Agrupamento de Escolas nº2.
A 20 de março irá decorrer os Parlamentos Jovens, sobre a "Educação do Futuro e o Futuro da Educação", na Escola Dr. Solano de Abreu.
Às 10h00, realiza-se o Parlamento Crianças/Sénior na Escolas do 1º CEB e as IPSS com a intervenção na 3ª idade. Já no período da tarde, às 14h30, decorre o Parlamento Jovem com a presença das Escolas de 2º e 3º CEB e Secundário, da EPDRA, do CRIA e da ESTA.
As Jornadas da Educação são destinadas ao público em geral, nomeadamente docentes e alunos.
A entrada é livre.