Educação Abrantes: Alunos de Rio de Moinhos fazem painel de azulejos
Os alunos da escola do primeiro ciclo do Ensino Básico de Rio de Moinhos construíram um painel de azulejos que está em exposição na escola. Trata-se da participação desta escola, do agrupamento Nº 2, no projeto nacional SOS Azulejo, que pretende preservar a arte da azulejaria em Portugal.
A escola inscreveu-se nesta iniciativa e o projeto iniciou-se no principio do ano com uma visita de estudo e depois uma série de ensinamentos teóricos sobre a história e a arte de fazer os azulejos. Com toda a escola envolvida, professores e crianças avançaram de seguida para a área prática. A execução dos moldes em gesso, a construção cerâmica e para finalizar a criação do painel final (na foto). O projeto foi coordenado e orientado pelas professoras Paula Santos e Mónica Vieira.
Na segunda-feira, dia 6 de Maio, e Dia Nacional do Azulejo, foi feita a apresentação do trabalho a toda a comunidade riomoinhense, com a presença dos presidentes da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos e Aldeia do Mato e Souto entre outras entidades locais e escolares.
A Antena Livre sabe que este painel deverá depois ser aplicado no exterior da escola para ficar ex exposição permanente.
O projeto “SOS Azulejo” é uma iniciativa com coordenação do Museu de Polícia Judiciária Militar, órgão da Escola de Polícia Judiciária, e nasceu da necessidade de combater a delapidação do património azulejar português que que verifica atualmente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria.
O painel de azulejos está em exposição na escola, mas deverá ser aplicado no exterior