Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Economia

Your Smile e Your HEALTH de portas abertas para tratar o corpo e a mente (c/áudio e fotos)

11/03/2024 às 17:05
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A tarde de sábado, dia 9 de março, estava chuvosa, mas isso não impediu a inauguração da nova clínica médica em Abrantes. Melhor, das clínicas, porque à clínica dentária Your Smile juntou-se agora a clínica Your HEALTH, que aponta a um espaço de saúde com várias especialidades médicas e terapêuticas. Situadas na avenida D. João I, as clínicas passam a disponibilizar diversas especialidades médicas como dentista e ortodontia até a medicina geral, ginecologia, psicologia, análises clínicas e cirurgia.

O espaço que abriu portas é, de acordo com a diretora clínica, Ana Nunes dos Santos, um espaço “de saúde multidisciplinar. Não é só saúde dentária ou física, mas também saúde mental, psicológica e uma saúde do corpo.”

A diretora indicou uma aposta muito forte em tratar a mente, porque muitas vezes, confidenciou, há muitos problemas que não são apenas físicos. Por isso há uma aposta em ter psicólogos e terapeutas, mas sem esquecer a parte física a começar pela nutrição. E depois as especialidades de clínica geral, pediatria, ginecologia...

“Houve uma grande preocupação da saúde, em geral, porque, por vezes, quando passamos por situações mais complicadas percebemos que não precisamos só de tratar do físico. Uma simples dor de cabeça pode ser muita coisa. Pode vir de uma dor de dentes, por exemplo, mas também de uma dor de alma. Por isso temos de saber tratar o corpo como inteiro”, explicou Ana Nunes dos Santos. E foi dessa base que “começámos a abrir espaço para isso e o engraçado é que as pessoas começaram a vir e a perceber o conceito.”

A diretora clínica Your HEALTH explicou que ali pode encontrar, por exemplo, psicologia e pedopsicologia ou psicologia infantil, nutrição e terapeutas para adições. E depois há terapeutas de meditação que vão tratar o campo energética.

Mas a clínica tem uma particularidade, estará preparada para cirurgias numa sala-escola. Ou seja, a sala de cirurgia tem um separador em vidro que permitirá a observação das intervenções com separação física. “Em tempo real podemos estar a aprender num ambiente fora do bloco de cirurgia. Podemos ter workshops ou ações de formação e não ortodontia, pode ser noutras cirurgias.”

Houve um investimento nas instalações, mas também em recursos humanos. Ana Nunes dos Santos disse que desse ponto de vista quase não precisou de processos de recrutamento: “As pessoas foram aparecendo e foram percebendo o projeto. Fomos abrindo salas à medida que apareceram os especialistas. Apareceu uma psicóloga e abrimos sala de psicologia. Apareceu a nutricionista e criámos uma sala para nutrição. As análises clínicas foi uma coisa impressionante que não estava nada a espera. A clínica da Drª Luísa Santos Costa, na pessoa da Drª Conceição veio ter comigo e propôs uma parceria e colocámos as análises. O mesmo aconteceu com a audiologia.”

Especialidade atrás de especialidade “fomos construindo assim a clínica”, garantiu a diretora da Your HEALTH.

As pessoas foram percebendo que a saúde “não se faz só com o Senhor Doutor que procuramos quando vamos ao hospital. Não, a saúde faz-se desde o início. Precisamos de saúde vamos procurar a ajuda que necessitamos”, justifica.

Depois conclui a dizer que há espaço para crescer e para a entrada de novos especialistas e de novas ofertas.

A empresa apresentou o corpo clínico e as instalações e contou com música ao vivo com Ruy Damas, para além da cerimónia de inauguração que contou com a presença do presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.

Uma nota final, de acordo com a diretora clínica, há acordo com a Médis, no que diz respeito a seguros de saúde, que já vinha da medicina dentária e “estendemos aos médicos que estão connosco”, explicou Ana Nunes dos Santos e acrescentou que o grupo de análises clínicas com quem vai trabalhar “trouxe-nos todos os acordos possíveis e imaginários.”Quanto às outras especialidades indica que o caminho será feito passo a passo, para poder perceber aquilo que as pessoas também pretendem.

Pessoalmente Ana Nunes dos Santos deixava transparecer uma emoção grande a cada momento em que ia explicando o que era cada sala, cada consultório das clínicas. “É um dia muito, muito, muito especial.”

Ana Nunes dos Santos