Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Mitshubishi

Tramagal: Fábrica da Mitsubishi Fuso anuncia novo CEO

17/12/2021 às 16:09
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Arne Barden, atual responsável da cadeia logística da FUSO, assume liderança da fábrica da Mitsubishi Fuso a partir do dia 1 de janeiro de 2022. De acordo com uma informação da empresa esta mudança acontece num momento pós-pandemia e depois de reunidas as condições para uma transição adequada e gradual.

O novo CEO da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), Arne Barden, está no Japão desde 2017 onde tem o cargo de diretor da cadeia de abastecimento da marca nipónica. O futuro gestor da MFTE, unidade de produção de camiões pertencente à Daimler Truck, possui uma extensa experiência internacional. 

Arne Barden, de 50 anos, é atualmente o responsável pela cadeia de logística da FUSO. Entrou para a Daimler em 2001 e passou por vários países e cargos, tendo exercido a função de diretor de engenheira e manutenção industrial em duas importantes fábricas do grupo, na Alemanha e Índia. Posteriormente trabalhou em Singapura e manteve uma relevante colaboração com a Daimler Truck Indonésia no lançamento de projetos de sucesso. Os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira e a forte capacidade de liderança demonstrada na gestão da crise nas cadeias Logísticas e efeitos da pandemia foram fator preponderante para a escolha.

O ainda CEO Jorge Rosa deixa um cargo que ocupa desde 2005, mas permanecerá na empresa para um “período de transição até abril do próximo ano, data a partir da qual assume funções de representação externa da MFTE.” A empresa revela nesta nota que a “experiência adquirida ao longo de 42 anos na empresa e profundo conhecimento da realidade empresarial e económica portuguesa representam um valor acrescido para a nova administração. Mantém-se ainda como presidente da MOBINOV e vice-presidente da ACAP - Associação Automóvel de Portugal.”

Nos 16 anos em que conduziu a estratégia da empresa Jorge Rosa conseguiu vários sucessos, como a produção do modelo elétrico eCanter na MFTE e o projeto de neutralidade carbónica da fábrica no próximo ano. Etapas importantes para um futuro sustentável e com produtos limpos, aos quais o novo CEO dará continuidade.

A Mitsubishi Fuso Truck Europe está localizada em Tramagal, concelho de Abrantes, e emprega cerca de 480 trabalhadores. Prevê fechar o corrente ano de 2021 com uma produção a rondar as 10 unidades dos modelos Canter e eCanter, devendo atingir uma faturação superior a 200 milhões de euros. É uma empresa do grupo Daimler Truck, resultado da divisão do grupo Daimler. É a líder mundial no mercado de pesados e engloba sete marcas: Mercedes-Benz, FUSO, Setra, Bharat-Benz, Freightliner, Western Star e Thomas Built Buses.