Pesquisar notícia
domingo,
26 mai 2024
PUB
Nersant

Salão do Imobiliário reanimou pavilhão de Torres Novas

23/04/2024 às 10:11
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Pavilhão de Exposições da NERSANT ganhou vida nos dias 19 e 20 de abril com a realização do NERSANT.IMO.2024 - 1.º Encontro Imobiliário em Torres Novas, que reuniu 50 expositores na área da promoção imobiliária, banca, reabilitação urbana, construção e obras públicas, arquitetura e eficiência energética, bem como departamentos municipais de urbanismo. Este evento, organizado pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, contou ainda com a realização de uma conferência sobre “Os Desafios Atuais da Habitação”, que contou com 236 participantes.

A inauguração oficial do evento aconteceu às 12:00 do dia 19, com a presença do Presidente da Direção da NERSANT, António Pedroso Leal, do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, do Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), Manuel Valamatos, entre outros ilustres convidados. A cerimónia de abertura foi um momento marcante para a associação empresarial, que voltou a trazer dinamismo empresarial ao seu pavilhão de exposições.

“Ao trazer novamente a atividade empresarial a este pavilhão de exposições, damos utilidade ao fim para o qual foi construído este espaço. Com este certame, devolvemos este espaço à comunidade”, começou por referir António Pedroso Leal, enfatizando que “este é um espaço que pertence por direito à comunidade local e regional. Saibamos todos preservá-lo e usá-lo para os fins que foi construído. Já tínhamos antes dado este sinal, com a inauguração, em dezembro, da Startup NERSANT Torres Novas, nas mesmas instalações, reabilitando a infraestrutura que dispõe agora de escritórios renovados para empresas”. “Mais uma vez, ao decidir sobre esta atividade, fizemo-lo na certeza que o fenómeno da habitação e da construção é sempre atual também na nossa região. Há empresas a investir na nossa região que vão criar centenas de postos de trabalho, que, decerto, necessitarão de habitação”. O Presidente da Direção afirmou ainda que o mercado “necessita e até exige, que se realizem mais atividades desta natureza, direcionadas para variadas áreas temáticas, envolvendo todos os interessados para que aqui possam interagir como os que aqui estão a fazer”, pelo que outros certames seguramente se seguirão.

António Pedroso Leal agradeceu ainda aos expositores do evento afirmando que “temos orgulho de ter bons expositores entre nós e que vieram até de longe porque acreditam nas potencialidades da região”, fazendo ainda referência aos patrocinadores do evento, “sem os quais não seria possível a realização deste Encontro”.

O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas saudou a NERSANT pela escolha do tema, “super atual e preocupante” e mostrou-se sensibilizado pelo facto de a NERSANT ter voltado a dar vida ao pavilhão de exposições. “É este movimento e este dinamismo que aqui presenciei, que Torres Novas e a região necessita”, mencionou. Manuel Valamatos, Presidente da CIMT, referiu que “a reabertura, após longos anos, deste espaço, é um sinal de esperança para o território”. “Precisamos que a NERSANT funcione em pleno porque é esta estrutura que faz a articulação com o tecido económico de forma muito mais próxima e nós precisamos de ter urgentemente uma região com o maior dinamismo económico possível”. Após os discursos de abertura, a comitiva seguiu para uma ronda de visita aos expositores presentes.

236 participantes na conferência “Os Desafios Atuais da Habitação”

Em destaque no NERSANT.IMO.2024 esteve a realização, na tarde do dia 19, da conferência “Os Desafios Atuais da Habitação - Simplex Urbanístico: da legislação à implementação", que contou com 236 participantes. A conferência contemplou, no seu programa, três painéis de debate compostos por 17 oradores, nomeadamente "O mercado Imobiliário e da Habitação", com a intervenção de Tânia Ramos, da Century Castle, e participação de Tiago Leite, Consultor Financeiro da CENTURY 21 Portugal, João Ferreira, Coordenador Comercial da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Ribatejo Norte e Tramagal e Sérgio Nunes, do IPT - Instituto Politécnico de Tomar e "Projetos de Habitação - que oportunidades", com intervenção do arquiteto consultor Luís Gonçalves e participação, na mesa redonda, de Miguel Pombeiro, Secretário Executivo da CIMT, Rui Anastácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcanena e Carlos Batista, Administrador da Tecnorém - Engenharia e Construções. O painel “Simplex Urbanístico: da legislação à implementação” foi explicado pelo advogado Rui Ribeiro Lima, especialista em direito público, urbanismo e ordenamento do território da sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados e que contou com a participação de Carlos Duque, Chefe da Divisão de Urbanismo da Câmara Municipal de Abrantes, João Pedro Leitão, Chefe da Divisão Municipal de Planeamento Urbanístico da Câmara Municipal de Benavente, Susana Pereira, da Divisão de Urbanismo do Município de Tomar e Miguel Carvalho, Diretor do Departamento de Administração Urbanística do município torrejano. Rui Serrano, arquiteto e membro da direção da NERSANT, moderou todos os painéis de debate.

Durante dois dias intensos, o NERSANT.IMO.2024 promoveu o setor do imobiliário, dando destaque a agências, banca, empresas de construção, reabilitação urbana e eficiência energética, bem como departamentos de urbanismo municipal. A presença de 50 expositores proporcionou um ambiente dinâmico de networking e aprendizagem, onde ideias foram trocadas e oportunidades de negócio foram exploradas. No dia 20 de abril, o certame promoveu ainda um passeio de carros clássicos, em parceria com a Academia do Bacalhau do Ribatejo, com 45 participantes.

Galeria de Imagens