Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Economia

Rio de Moinhos: Enchidos MF conquistam ouro e bronze em concurso nacional

19/03/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A MF Salsicharia Artesanal, de Rio de Moinhos, Abrantes, venceu no 8.º Concurso Nacional de Enchidos Tradicionais Portugueses, que decorreu no CNEMA, em Santarém, uma medalha de ouro e outra de bronze.

A “boa notícia” chegou no dia 13 de março ao seio da empresa e dava conta que a marca riomoinhense tinha arrecadado uma Medalha de Ouro para a Farinheira MF e uma Medalha de Bronze para a Morcela de Assar.

 “Foi a primeira vez que fomos a concurso e que decidimos participar”, começou por contar à Antena Livre, Júlio Flôr, um dos responsáveis da empesa, dando conta que todos os colaboradores ficaram “muito contentes, pois foi a primeira vez que participámos e conseguimos arrecadar dois prémios”.

Questionado sobre o motivo de participação no concurso da especialidade, Júlio Flôr explicou que encarou a iniciativa como “um desafio” e lembrou que a MF Salsicharia Artesanal é “uma empresa familiar que há quatro gerações se dedica ao fabrico artesanal de enchidos”.

“Ao longo dos anos, os enchidos têm tido uma grande aceitação regional e um grande reconhecimento. E a nossa intenção de participar surgiu como um desafio que correu bem e que nos deixou muito contentes”, salientou.

Dedicada à produção artesanal de enchidos, a Salsicharia Artesanal riomoinhense conta com a colaboração de 5 trabalhadores, mas é gerida no seio familiar por Júlio Flor, a sua irmã, Maria Otília, a sua mãe, Maria da Luz e o seu cunhado Joaquim Bengala.

Ao longo dos anos, a empresa continua a apostar nos métodos tradicionais.

“Temos pautado o nosso trabalho na procura da qualidade da matéria prima, como também no modo de fazer”, referiu Júlio Flôr, acrescentando que “a farinheira é feita com gorduras selecionadas. Todo o trabalho é feito manualmente e temos o fumeiro tradicional o que confere aos enchidos um sabor muito particular e que os distingue dos demais industriais. E penso que foram estes fatores que ajudaram a atingir este patamar”.

O responsável salientou ainda que “o prémio é acima de tudo para todos os trabalhadores e os nossos colaboradores que ao longo destes anos têm passado por aquela casa e que têm contribuído para que ela se tenha mantido com qualidade”.

Os enchidos MF estão disponíveis na sede da empresa, com um ponto de venda em Rio de Moinhos. A nível regional estão nas grandes superfícies e em alguns supermercados no centro histórico de Abrantes, como também em Tramagal.

A entrega das medalhas decorrerá na Feira da Agricultura, que este ano decorre de 2 a 10 de junho, no CNEMA.

Durante os próximos anos, os enchidos vencedores serão comercializados acompanhados com os selos de ouro e bronze conquistados no concurso nacional.