Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Reportagem

Médio Tejo na BTL: Tanto para descobrir (c/áudio e fotos)

4/03/2023 às 15:30
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Espaço do Médio Tejo na BTL

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) acolheu, esta sexta-feira, a apresentação de duas mãos cheias de iniciativas que têm como palco a região do Médio Tejo e os seus 13 municípios.

Foi uma manhã em que o espaço do Turismo do Centro de Portugal, região em destaque na edição deste ano da BTL, recebeu as apresentações de eventos ou sítios com atratividade para os turistas. Aliás, a tarde deste sábado, dia 4 de março, é igualmente dedicada a muitas das atividades deste território.

Um dos maiores destaques foi para a apresentação do Campeonato Mundial de Wakeboard, que regressa, já se sabia, a esta região de 30 de agosto a 3 de setembro. As provas têm como base o Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, mas André Matos, da World Wake Association (WWA) destacou a importância para toda a região com diversos cable parks nas praias de Aldeia do Mato (Abrantes), Fernandaires (Vila de Rei), (Trízio) ou Montes (Tomar).

André Matos fez referência a um evento que traz para esta região competidores de todo o mundo com a particularidade de quererem descobrir esta região pois não vêm apenas para a competição. É uma promoção turística muito importante que regressa a Portugal 8 anos depois de já aqui se ter realizado.

O segundo momento marcante, nas diversas apresentações do Médio Tejo foi o lançamento da Rota dos Templários no Médio Tejo. Trata-se de um primeiro passo para criar uma nova oferta para quem visita este território intimamente ligado aos Templários.

Anabela Freitas, presidente da CIM Médio Tejo, referiu que o projeto “tem como objetivo a valorização do património histórico-militar e a promoção turística do território associada à temática templária, incluindo a melhoria da experiência de visitação dos monumentos templários mais marcantes do Médio Tejo, como a Torre de Dornes em Ferreira do Zêzere, o Castelo Templário e o Convento de Cristo em Tomar e o Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha”.

A também presidente da Câmara de Tomar, explicou que para o efeito, a CIM Médio Tejo está a trabalhar na implementação de ofertas diferenciadoras e experiências imersivas com recurso a novas tecnologias.

Este é um projeto-piloto de âmbito nacional, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e apoiado pelo Turismo de Portugal. O itinerário abrange municípios em que a presença histórica dos Templários se mantém viva, assumindo-se como um produto turístico diferenciador em que e realça o património histórico-militar.

Nesta sexta-feira de manhã o Turismo Centro de Portugal recebeu a visita do ministro da Economia, António Costa Silva, que veio acompanhado de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, sendo protagonista da manhã do terceiro dia no stand da Turismo Centro de Portugal na BTL, mostrou diversos outros projetos.

Abrantes apresentou MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes. Manuel Jorge Valamatos destacou a importância internacional de um Museu que tem tudo para ser o exlíbris de Abrantes, juntando-se ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira e ao Panteão dos Almeida. E notou que, brevemente, acrescenta-se à rede o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida.

Ainda de Abrantes, mas juntamente com Constância e Sardoal, foram apresentados os Caminhos Literários. O vereador Luís Filipe Dias, de Abrantes, apresentou o projeto baseado em 62 locais dos três concelhos visitados pelo escritor José Luís Peixoto que sobre eles deixou textos individualizados e que convidam as pessoas a poderem fazer o mesmo percurso, com outras interpretações.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

O “Confluência Trail”, em Constância, pretende ser, de acordo com o presidente da Câmara, Sérgio Oliveira, uma marca neste segmento. Está agendado para 1 de outubro e de acordo com Tiago Santos, da autarquia de Constância, a confluência dos rios Zêzere e Tejo sempre chamou escritores e poetas assim como atletas e provas desportivas em terra e água. O percurso começa onde os dois rios de juntam e os participantes vão depois seguir à descoberta do património natural e construído. E deu exemplos, como a Ponte de Santo Antonino, Quinta da Gorda, o ribeiro Carvalho que limita o concelho a norte. E entre a natureza e os locais transformados pelo homem fazem os percursos em três provas e quatro distâncias: 26 km; 18 km; 12; e uma caminhada de 12 kms.

 

Sérgio Oliveira, presidente CM Constância

Mação levou à BTL o projeto Arqueoparque Social “Andakatu”. E foi Luiz Oosterbeek, responsável pelo parque que fez a apresentação. O parque tem quadro estruturas diferentes: O Paleolítico (os caçadores do período glaciar, anterior à nossa vida hoje), o Neolítico (os primeiros agricultores), o Calcolítico (os primeiros metalurgistas) e a Idade do Bronze (as primeiras sociedades hierárquicas, as primeiras sociedades guerreiras).

E é uma fórmula, afirmou o investigador, que junta gerações e está sempre em construção. É que quem vai visitar o parque pode integrar woarshops e ajudar a construir as cabanas ou aprender a fazer artefactos da época.

Vasco Estrela, presidente da Câmara, disse que na BTL falou-se em vários museus e pode haver, e deve haver, no território uma rede mais forte que complemente as ofertas, neste domínio, para os turistas.

 

Vasco Estrela, presidente CM Mação

Já Vila Nova da Barquinha levou à BTL o seu novo projeto de âmbito turístico “Visit Barquinha” e juntou-se os “Pirilaus do Frade Ambrósio” e os licores tradicionais. E teve degustação por forma a que os visitantes pudessem perceber o que são os pirilaus que são diferentes dos pampilhos, como tantas vezes são confundidos.

O presidente destacou a mostra de produtos endógenos e, claro, o novo trilo panorâmico do Tejo “porque os Caminhos de Santigado” já são mais antigos. De notar que este trilho panorâmico assinalou recentemente o primeiro aniversário.

 

Fernando Freire, presidente CM Vila Nova da Barquinha

Juntou-se ainda a oferta do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, o programa de visitas das Jornadas Mundiais da Juventude, em Ourém, e que antes do Wakeboard vai trazer a estes territórios muitos visitantes. É que o Médio Tejo integra as regiões de acolhimento dos participantes nas Jornadas Mundiais da Juventude.
Houve ainda tempo para apresentação do projeto “Wellness Weekend Tomar” e das Rotas Pedestres de Torres Novas.

De notar que este sábado o Sardoal vai marcar presença com a execução de um tapete de flores similar aos que são feitos em todas as capelas da vila e do concelho por altura das celebrações da Semana Santa e da Páscoa. Aliás, de acordo com o presidente da Câmara, Miguel Borges, esse é o tema que mais uma vez Sardoal vai levar à BTL.

 

Miguel Borges, presidente CM Sardoal

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, destacou a importância dos produtos turísticos mostrados na BTL. Desde logo uma das formas de potenciar a Albufeira do Castelo de Bode. É que no Médio Tejo há 5 parques de wakeboard e receber o Campeonato do Mundo permite uma grande divulgação turística junto de um mercado que procura mais do que colocar as pranchas na água.

Antes do wakeboard acontecerá um evento mundial em Lisboa, as Jornadas Mundiais da Juventude que terão reflexos fortes no território do Médio Tejo. Por um lado, muitos jovens vão querer visitar o Santuário de Fátima, e por outro o Médio Tejo faz parte do lote de territórios de acolhimento dos jovens.

Anabela Freitas destacou à Antena Livre, a oferta de museus que a região tem, dos mais variados: industriais, artísticos, históricos, etnográficos. E só por si podem constitui uma atração turística.

Por outro lado, a marca Templários é muito forte a nível mundial e, na região, centra-se em Tomar com o convento de Cristo, mas alarga-se a Barquinha, com o castelo de Almourol, e a Ferreira do Zêzere, com a Torre de Dornes. E se juntarmos territórios de outros pontos do país com presença templária, pode começar a desenhar-se outra rota turística, outra oferta. É que os Templários têm uma grande abrangência, desde a história à religião, passando pelo misticismo das suas cerimónias até ao mistério que continua a fazer parte da Ordem.

 

Anabela Freitas, presidente da CIMT

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, foi o anfitrião. Numa manhã muito movimentada e que contou com presença do Ministro da Economia, onde se inclui o Turismo, marcou sempre presença nos vários eventos no seu espaço.
À Antena Livre vincou a importância de todos os territórios com as suas ofertas naquela que é a maior região turística do país com 100 municípios e que vem de Aveiro até Abrantes.

Diz que 2023 está já a ter melhores indicadores do que 2022, em dados homólogos e espera que os 10 meses do ano superem o ano passado. É para isso que a região trabalha numa oferta das mais variadas que Portugal pode apresentar.

Pedro Machado, presidente Turismo Centro de Portugal

De notar que no dia 1, quarta-feira, no primeiro dia da BTL o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, na qualidade de vice-presidente da CIMT, assinou o Manifesto para a Sustentabilidade.

Este Manifesto junta a entidade Turismo Centro de Portugal e as oito Comunidades Intermunicipais que integram este território num esforço conjunto para que a Região Centro seja a primeira certificada internacionalmente com o selo Biosphere, que atesta a sustentabilidade da atividade turística. Esta é uma certificação que garante que as entidades a quem é atribuída apostam decisivamente no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas.

De referiri que o concelho de Abrantes tem já uma unidade turística com o certificado Biosphere: o Amendoeiras House, em Rossio ao Sul do Tejo, de Florinda Matos e Carlos Sousa.

A BTL começou na quarta-feira, dia 1, e termina este domingo, dia 5. É o maior certame de divulgação turística do país, tendo no fim de semana o maior destaque para as visitas do público.

Galeria de Imagens