Pesquisar notícia
quinta,
18 jul 2024
PUB
Aeroporto

Promotores Magellan 500 vão ser ouvidos na Assembleia da República

8/05/2024 às 12:39
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os promotores do Magellan 500, o chamado aeroporto de Santarém, serão recebidos em audiência, amanhã, dia 9 de maio, às 14 horas, pela Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação para apresentar a sua proposta de construção de um aeroporto de raiz, localizado a norte de Santarém.

O projeto Magellan 500, desenvolvido por promotores privados, foi desenhado com a colaboração de parceiros nacionais e internacionais de referência, ao longo de três anos e, segundo os promotores, “assenta num conceito de sustentabilidade ambiental e flexibilidade no topo das suas prioridades”.

O Magellan 500 prevê a construção de um aeroporto de raiz, a norte de Santarém, financiado exclusivamente por capital privado, concebido por fases e escalável, aproveitando as acessibilidades rodoferroviárias já existentes (A1 e Linha do Norte), a apenas 30 minutos da capital. Este projeto “promove a coesão territorial, servindo uma população de seis milhões de habitantes”.

Os promotores informam, em comunicado, que “por ser concebido por fases, o aeroporto pode começar a operar com uma primeira pista no prazo de cinco anos e meio, movimentando 10 milhões de passageiros por ano. O potencial de expansão, prevê uma operação até um máximo de três pistas e mais de 100 milhões de passageiros por ano e um terminal logístico de carga de grandes dimensões”.