Pesquisar notícia
quarta,
01 mai 2024
PUB
Economia

Pedir Crédito Pessoal ou Cartão de Crédito: entenda as diferenças

28/06/2023 às 14:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Yulia Grigoryeva / Shutterstock

Crédito pessoal ou cartão de crédito? Esta é uma pergunta que muitos consumidores se fazem quando procuram uma fonte de financiamento que lhes permitam adquirir um bem ou serviço, aproveitar uma boa oportunidade de negócio ou cumprirem um sonho.

Crédito Pessoal ou Cartão de Crédito?

Quer o crédito pessoal, quer o cartão de crédito possibilitam que este tipo de necessidades e desejos sejam concretizados, mas qual será a melhor escolha?

É o que vamos ver já de seguida.

Crédito Pessoal

O crédito pessoal é, sem sombra de dúvida, a solução de financiamento mais popular em Portugal.

Ideal para compras de alto valor, como obras em casa ou compra de um novo automóvel, o crédito pessoal pode, no entanto, ser utilizado para “empreitadas” de mais baixo valor (pagamento de contas da eletricidade, viagens, etc.), uma vez que esta solução disponibiliza-nos montantes de financiamento que se situam entre os 250 e os 75 mil euros, respetivamente, limite mínimo e máximo, para prazos de reembolso que variam entre os 24 e os 84 meses (7 anos).

Em relação às taxas de juro, um empréstimo pessoal apresenta, por norma, taxas mais baixas do que um cartão de crédito e permite uma gestão mais rigorosa do orçamento mensal, já que as prestações são programadas previamente e podem ser diluídas ao longo de um prazo de pagamento mais alargado.

Face a isto, o total de juros a pagar ao longo de todo o empréstimo será mais baixo no caso de períodos mais curtos e vice-versa.

Se acabamos de ver algumas diferenças fundamentais entre o crédito pessoal e o cartão de crédito, existe algo que os une: a contratação 100% digital.

Por exemplo, caso pretendamos contratualizar um crédito pessoal para renovarmos o telhado de nossa casa, podemos simplesmente fazer uma pesquisa online.

Após esta, ser-nos-á apresentada uma série de resultados, entre os quais o crédito pessoal do UNIBANCO, marca da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A.

Após entrarmos nesta página e de forma a ajudar-nos no cálculo das mensalidades e taxas de juro, somos brindados com um simulador de crédito pessoal onde vamos poder efetuar uma simulação de financiamento (com possibilidade de seguro) para valores entre os 5.000€ e os 75.000€, bem como optar por prazos de pagamento que oscilam entre 24 e 84 meses.

Caso a simulação seja do nosso agrado, podemos partir imediatamente para a contratação, bastando, para isso, clicar na barra “Peça Já” que nos vai reencaminhar para o preenchimento de um formulário online a que devemos juntar os documentos requeridos.

Após a devida análise, caso o pedido receba luz verde, podemos receber o dinheiro na nossa conta em alguns dias úteis.

Cartão de Crédito

Apesar de apresentar taxas de juro mais altas do que um crédito pessoal, o cartão de crédito acaba por ser mais flexível, uma vez que nos permite receber adiantamentos de dinheiro (que mais tarde teremos de reembolsar) dentro do plafond definido pela instituição emissora.

Outra das diferenças entre uma solução de financiamento e outra, prende-se com os valores e prazos de reembolso.

Enquanto, como já vimos, o crédito pessoal impõe condições pré-estabelecidas em termos de montantes e prazos, por norma mais longos, o cartão de crédito é de utilização mais corrente com valores mais baixos e prazos de pagamento mais reduzidos.

O plafond mensal, limite máximo, que poderemos usufruir com um cartão de crédito é variável em função da nossa capacidade financeira, estabilidade profissional e histórico de créditos.

Além de tudo o que já referimos, um cartão de crédito como aquele que o UNIBANCO disponibiliza apresenta ainda alguns benefícios extra, como por exemplo o cashback que nos permite receber uma percentagem do que gastamos mensalmente, possibilidade de fracionamento dos pagamentos e períodos de pagamento sem juros.

Conclusão

Ainda que as várias diferenças entre estas duas soluções de financiamento possam fazer pender a nossa escolha para um lado ou para o outro, é importante perceber que o que separa um crédito pessoal de um cartão de crédito é a finalidade que lhe queremos dar e o valor de que vamos necessitar.

Assim, enquanto um crédito pessoal acaba por ser uma ferramenta de financiamento mais apropriada para gastos mais elevados, como obras em casa, o cartão de crédito acaba por ser mais indicado para subscrições online ou compras de baixo valor.