Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Nersant

"Geração de Ideias em Contexto de Incerteza" para quem quer constituir empresa

24/02/2023 às 12:17
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Gostava de constituir uma empresa mas não tem uma ideia de negócio? A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém inicia dia 6 de março, em Torres Novas, a iniciativa “Geração de Ideias em Contexto de Incerteza”, que pretende ajudar os empreendedores a encontrar uma ideia de negócio viável e a implementá-la no mercado na atual conjuntura. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

A NERSANT vai realizar entre 6 e 31 de março, o Programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Prospetiva Estratégica "Geração de Ideias em Contexto de Incerteza", iniciativa que pretende dinamizar iniciativas de deteção, estímulo e de apoio ao empreendedorismo, à capacitação de iniciativas empresariais e à constituição de novos negócios e empresas na região.

Esta é a primeira edição deste tipo de iniciativa, que habitualmente a associação dinamiza para os empreendedores que já dispõem de uma ideia de negócio. Neste caso, o programa de aceleração pretende chegar àqueles que, mesmo não tendo uma ideia de negócio, pretendem investir na criação de uma empresa, ou para os que já tenham, pretendam ajustá-la ao contexto de incerteza que se vive atualmente.

Com inscrições gratuitas, este programa de aceleração será composto por três módulos: "Scenario Planning", onde os empreendedores serão impelidos a fazer um exercício de planeamento de negócios e reflexão/antecipação de potenciais cenários, explorando panoramas negativos e positivos; "Design Thinking", painel de debate e pensamento crítico de temas a definir em função das prioridades do projeto e região, que possam levar ao encaminhamento e propostas de soluções, potenciando o desenvolvimento das ideias ainda embrionárias; e "Focus Group", que pressupõe o envolvimento de empreendedores no debate de soluções/produtos a alinhar com as necessidades da indústria e do mercado, bem como, possíveis roadmaps e fatores críticos de sucesso para a sua possível implementação.

De referir que o programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Prospetiva Estratégica "Geração de Ideias em Contexto de Incerteza" é uma iniciativa do projeto Médio Tejo + Empreendedor, apoiado pelo CENTRO2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial. O mesmo visa estimular a cultura empreendedora na região do Médio Tejo, através da disponibilização de um conjunto de iniciativas que promovam a criação de condições para atrair potenciais empreendedores, gerando novas ideias de negócio e novas iniciativas. Baseia-se na utilização de novas metodologias para tornar a região mais empreendedora, com uma maior cultura de desenvolvimento do empreendedorismo, criando pontes entre os diversos intervenientes da comunidade.

Os interessados em firmar a sua inscrição neste programa de aceleração devem efetuar a mesma no portal Sítio do Empreendedor, em http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/. Está ainda disponível para inscrição um Programa de Aceleração no seu formato tradicional – para capacitação e validação de ideias de negócio – que terá inicio, de igual modo, em março, com inscrições gratuitas.