Pesquisar notícia
quarta,
21 fev 2024
PUB
Tomar

Endesa lança curso de Energias Renováveis em parceria com o IPT

18/12/2023 às 15:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT), lança, em conjunto com a Endesa, um novo curso de Técnico Superior Profissional em Energias Renováveis. O curso foi desenhado em parceria com Endesa, visando dar suporte ao projeto de transição justa do Pego, de forma a contemplar os conhecimentos necessários para o setor de energias renováveis. A parte letiva é composta por 708 horas presenciais e 640 horas de formação em contexto de trabalho (estágio).

A Endesa proporcionará a possibilidade de realização de um número significativo de estágios nos seus parques sempre que possível. As candidaturas são efetuadas online através do portal de candidaturas do IPT, em https://portal2.ipt.pt/pt/candidaturas/ e terminam a 20 de janeiro de 2024.

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), confere uma Qualificação Profissional de Nível V, que dá acesso via concurso interno a diversas Licenciaturas do IPT (dispensando a candidatura ao Concurso Nacional de Acesso).

Os interessados encontrarão informação sobre o montante dos emolumentos e das propinas no portal do IPT, em https://www.ipt.pt. Dado tratar-se de um curso financiado pelo PRR, os diplomados terão direito a bolsas de mérito após a conclusão do curso, de acordo com o respetivo Regulamento de atribuição de bolsas, disponível em http://www.redepolitecnica.pt/assets/files/AdendaRegulamento_Bolsas.pdf.

Quem se pode inscrever no curso?

Podem inscrever-se todas as pessoas que possuam uma das seguintes qualificações: curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; curso de ensino secundário profissional de Nível IV; diploma de especialização tecnológica (CET);

grau de ensino superior que pretenda a sua requalificação profissional; candidatos que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

As últimas inscrições estão abertas até ao dia 20 de Janeiro. Para se candidatar só tem de preencher o formulário de candidatura disponível em https://portal2.ipt.pt/pt/candidaturas/.

Na sequência desta iniciativa, terá lugar uma sessão de esclarecimento, aberta ao público interessado, no dia 10 de janeiro de 2024, pelas 17h30, no Auditório Dr. Júlio das Neves, do Campus de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar.

Face à transição energética e os compromissos assumidos por Portugal de descarbonização até 2030, o setor das energias renováveis é uma área em forte expansão e consequentemente uma oportunidade para desenvolvimento de conhecimento e competências nesta área em que a procura de profissionais continua a aumentar.