Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Nersant

Assembleia Geral aprovou Relatório e Contas de 2021

3/06/2022 às 11:28
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, convocou todos os seus associados para a Assembleia Geral da associação, que se realizou no dia 31 de maio, pelas 17h00. Na reunião, foi aprovado o Relatório e Contas relativo a 2021, bem como a proposta da direção para a aplicação de resultados.

Na reunião da Assembleia Geral, o Presidente da Direção da NERSANT, Domingos Chambel, iniciou a reunião fazendo o resumo da atividade anual da associação, tendo referido que 2021 “trouxe dificuldades acrescidas às empresas e à gestão da NERSANT”. “Se as empresas foram confrontadas com uma situação anómala, fruto da pandemia, também a NERSANT se ressentiu, uma vez que a associação vive dos serviços prestados, das quotas, dos projetos e do acompanhamento ao desenvolvimento regional”, fez saber.

Pese embora os resultados negativos apresentados – o decréscimo ao nível dos rendimentos foi de 4,79%, comparativamente a 2020 – , Domingos Chambel referiu que “muito se conseguiu fazer, tendo em conta a conjuntura” e que “os indicadores de desempenho, quando comparados com 2020, até foram significativamente positivos, apesar de terem ficado aquém do desejável e natural, devido aos constrangimentos da operação, resultante da crise pandémica”, acrescentando que “o aumento da autonomia financeira, solvabilidade e redução no endividamento, refletem bem esse esforço”.

Por solicitação da Direção, o Presidente da Comissão Executiva, António Campos, apresentou detalhadamente a atividade da associação, onde referiu que em 2021, apesar da conjuntura, foi possível “candidatar alguns projetos que irão dar apoio de consultoria às empresas, procurando-se melhorar as competências de gestão dos empresários”. Os projetos, “já em curso ou que iniciam em 2022, serão dinamizados em áreas como a internacionalização, formação e empreendedorismo”, num total de “12 projetos aprovados”.

Para além disso, “apesar de todas as contingências, a estrutura associativa saiu reforçada em 2021 com a adesão de mais 39 empresas (68 em 2020), que compara com 91, em 2019. Os concelhos de Santarém e Ourém, foram os que registaram maior crescimento”. “É também de destacar o número de empresas, instituições e ativos de empresas associadas que se envolveram ao longo do ano de 2021 nas atividades da NERSANT: 15.421 (14.913 em 2020)”, foi comunicado na Assembleia Geral.

Para a manutenção da dinâmica associativa, continuou António Campos, “em muito contribuiu a realização de atividades online, reforçando a digitalização da ligação com os associados”. Em 2021, destacaram-se “a realização de webinares, formação online e feiras digitais”. Para além disso, foi ainda criado o cartão de “Cartão de Sócio Digital, remetido a todos os associados”.

Foi ainda exposto o trabalho da associação no âmbito do apoio à internacionalização, com a dinamização de diversos projetos de apoio às empresas, o trabalho de apoio ao empreendedorismo e à criação de empresas, com destaque para a Startup Santarém, “que manteve uma taxa de ocupação de 90%”. No âmbito da formação, a NERSANT continuou o apoio à qualificação dos trabalhadores e empresários com a dinamização de diversos projetos, tendo conseguido um “número total de formandos de 2.184”, número superior ao de 2020.

Foi ainda referido que a Direção da NERSANT, em 2021, “tem vindo a trabalhar na implementação do PEDES - Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico e Social 2020-2030, através da realização de reuniões de trabalho com autarcas e entidades governamentais”.

Após o resumo da atividade da NERSANT ao longo do ano de 2021, e respeitando a ordem de trabalhos da convocatória da Assembleia Geral, o Relatório e Contas referente ao ano de 2021 foi aprovado por maioria. No exercício de 2021, o resultado líquido do exercício foi negativo, tendo sido a aplicação de resultados aprovado por maioria para fundo associativo, após explicação e proposta de aprovação do Conselho Fiscal.

Pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2021, a Assembleia Geral propôs, no final da reunião, um voto de confiança e agradecimento à Direção da NERSANT pela forma como foi conduzida a associação, o que foi de igual modo aprovado por maioria.