Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Pinhal Maior

Apresentou livro “Manual de boas práticas- agricultura biológica”

10/07/2023 às 11:38
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi apresentado no ultimo dia da Feira Mostra de Mação, dia 2 de julho, o “Manual de boas práticas- agricultura biológica”, editado pela Pinhal Maior e da autoria da Rosa Vião. Este projeto procura incentivar a produção da agricultura biológica e busca dar a conhecer o que estão a fazer e o que pode e deve ser feito relativamente a esta matéria.

O livro é um manual, gratuito, que pretende ser dirigido a quem trabalha nesta região, procurando ajudar os agricultores no seu dia a dia a tratar das suas hortas e pode ser encontrado na Câmara Municipal de Mação. Conta com “uma linguagem simples e acessível a qualquer um que se queira dedicar à agricultura, que tenha gosto e que de facto possa contribuir para que todos possamos ter um futuro melhor e mais agradável, quer para nós, quer para os nossos descendentes”, explica Rosa Vião.

Este livro conta com oito partes onde é descrito o que estuda a agricultura biológica e onde pode encontrar várias dicas para a manutenção do solo, enxertias, proteção das plantas, sobre a poupança de água nas regas e sobre biodiversidade. Quando as pessoas pensam em agricultura biológica pensam em “joaninhas, a joaninha é muito bonita, é muito importante, é uma auxiliar muito útil na agricultura biológica, mas não nos podemos esquecer dos polinizadores e quando falamos e pensamos nas abelhas, quando pensamos nas nossas árvores de frutos, quando pensamos em algumas hortícolas, sem as abelhas não conseguem multiplicar-se e dar origem a frutos”, descreve Rosa.

Augusto Nogueira, coordenador da Pinhal Maior, conta que era muito importante ser um livro com um discurso simples, objetivo e que respondesse no nosso dia a dia a questões que fazemos na horta. “Nós já temos, felizmente, um grupo de quarenta e tal agricultores e nem sempre conseguimos dar o apoio técnico diário ou como é necessário. Entretanto conheci a engenheira Rosa, doutorada na agricultura biológica e falou-se na oportunidade de termos um livro que as pessoas possam ter em casa e que fale das produções que temos aqui”, justifica. Assim, este manual não é para quem queira ter uma atividade exclusivamente agrícola, mas que também tenha a sua horta e que queira fazer modo produção biológica e que o livro seja um auxiliar.

Foi anunciado também que está previsto, em Mação, a instalação de um centro de embalamento e armazenamento de produtos biológicos. É importante destacar que a Pinhal Maior se comprometeu junto dos agricultores para que todo o produto que fosse produzido tenha escoamento garantido. “Na zona industrial, temos lá um pavilhão que já lá tem mais de metade das máquinas, com um investimento de 60%. Vamos ter ali a central de recolha de tudo o que é fruta e hortícolas e dali é para embalar e mandar para Lisboa. O projeto chama-se BioBerço (...) as pessoas que queiram e que tenham produção e não saibam como escoar, falem connosco e nós tratamos desse processo”, informa Augusto Nogueira. Também foi apresentada outra iniciativa. Trata-se dos Quintais nas Praças do Pinhal que estiveram suspensos dois anos e meio e irão ser retomados no início do mês de agosto. Em Mação, será no mês de setembro.

Referente à comercialização, “mesmo não sendo agricultor de atividade municipal, especializado, que é o que nós temos na região, os nossos agricultores têm outras atividades e depois dedicam-se à atividade agrícola. Convém estarem organizados porque produzem para si, para as suas famílias, o que é excelente, e para os seus amigos, mas também têm por ventura alguns excedentes e esses excedentes não devem de forma nenhuma ser desperdiçados. Podem fazê-lo em articulação com uma estrutura que vocês têm aqui na região, que é de louvar, neste caso particular a Pinhal Maior. Da minha parte, estarei sempre disposta para ajudar a qualquer um”, conclui Rosa Vião.

Jade Garcia

 

Fotos: Município de Mação