Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Economia

Abrantes: FRASAM está numa situação muito difícil. Executivo manifesta preocupação

28/11/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Executivo Municipal de Abrantes manifestou ontem, dia 27 de novembro, grande apreensão com a situação da empresa FRASAM - Fundições do Rossio de Abrantes SA, localizada no Rossio ao Sul do Tejo.

Na reunião do executivo camarário, a presidente informou que a Câmara tem estado a acompanhar “de forma muito presente” a situação “muito difícil” da empresa FRASAM, que atravessa dificuldades financeiras, tendo ainda manifestado particular preocupação com os postos de trabalho que podem estar em causa.

Maria do Céu Albuquerque elencou as iniciativas nas quais a Autarquia tem participado, de forma a acompanhar de perto a situação da empresa. Deu conta da realização de uma reunião, em que a CMA se fez representar, com a PME Investimentos e com o presidente do conselho de administração da empresa. A Autarquia efetuou diversos contactos com a PME Investimentos no sentido de perceber se seria possível tomar uma posição que pudesse evitar a declaração de insolvência e a consequente suspensão de trabalhadores, mas, referiu a autarca, “não há nada que possamos fazer, o que lamentamos profundamente”.

Tal como é público, a declaração de insolvência já aconteceu, o que pode originar um plano de recuperação ou a venda dos bens apreendidos pela massa insolvente.

Reunião de Câmara de Abrantes desta terça-feira

A presidente referiu que a expetativa é que seja aprovado um plano de recuperação que passe pela modernização da empresa, pela manutenção dos postos de trabalho e pela criação das melhores condições para que esta atividade industrial secular possa continuar e a ser subsidiária de outras empresas relevantes do tecido económico e social, nomeadamente na área da metalomecânica.

“A nossa expectativa é que seja aprovado um plano de recuperação que passe pela modernização da empresa, pela manutenção de postos de trabalho e pela criação das melhores condições para a que esta atividade possa continuar”, afirmou a autarca.

Situada no Rossio ao Sul do Tejo, a FRASAM iniciou atividade no ano 1900 com uma pequena fundição de ferro cinzento e máquinas agrícolas, gerida pelo empresário João José Soares Mendes

Em 2002 foi adquirida maioritariamente pelo grupo empresarial Fimove Investimentos.

Com mais de 118 anos de atividade, a FRASAM é uma das fundições mais antigas da Europa e reúne cerca de 80 trabalhadores.

A Antena Livre encetou, por diversas vezes, contactos com a referida empresa que até ao momento não se disponibilizou a prestar declarações.