Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Abrantes

Tudo preparado para o Trail Abrantes 100 (C/ÁUDIO)

10/10/2022 às 17:26
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Está a chegar a 5.ª edição do Trail Abrantes 100, que terá lugar no próximo sábado, dia 15 de outubro, reunirá cerca de 650 participantes.

Os atletas inscritos vão participar em seis vertentes possíveis: 100 km, 50 km, 25 km, estafeta 2x50 km, estafeta 4x25 km e Kids (prova lúdica).

O Trail Abrantes 100 é uma prova certificada pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) que integra os Circuitos Nacionais de Trail Ultra Endurance (TA100 – K100), Trail Ultra (TA100 – K50) e Trail (TA100 –K25). Esta competição é ainda reconhecida pela International Trail Running Association (ITRA) e é também uma prova UTMB World Séries Qualifier.

Artur Oliveira, do Clube Orientação e Aventura de Abrantes (COA), disse que, depois de uma paragem ou interrupção de dois anos por causa da pandemia, o Abrantes 100 regressa a 15 de outubro. ”A prova de Abrantes é muito especial, principalmente para os atletas que se querem estrear nas provas de três dígitos (mais de 100 km)”, indicou o dirigente do COA ao mesmo tempo que acrescenta que “em termos de dificuldade é muito acessível. É sempre boa para os atletas poderem testar os seus limites.”

A afluência de atletas foi muito boa, apesar de neste mesmo dia estar a acontecer uma outra prova de 100 km (Estrela-Açor).

A prova de Abrantes tem a particularidade de a distância de 100 km poder ser feita a solo ou em estafetas de dois elementos (50 km cada) ou de quatro elementos (25 km cada). Outra das novidades é a prova de crianças que já tem também muitos inscritos, de acordo com a organização.

Quanto ao percurso deste ano, Artur Oliveira, explicou que os abastecimentos, este ano, são feitos em associações do concelho de Abrantes. Como há esta colaboração com associações do concelho, o COA ajusta o percurso todos os anos para que estas parcerias possam chegar a todas as freguesias do concelho de Abrantes. “Este ano terá início na cidade de Abrantes, depois avança para o Pego, Concavada, Mouriscas, Casal das Mansas, Casais de Revelhos, Sentieiras e depois termina na Cidade Desportiva”, disse Artur Oliveira.

Olhando para a distância maior, os 100 km, a prova inicia-se na Praça Barão da Batalha, os 25 km são assinalados na Concavada, os 50 km na EPDRA em Mouriscas e os 75 km em Casais de Revelhos.

As partidas das diversas distâncias estão previstas para: 1 da manhã de sábado, na Praça Barão da Batalha (Centro Histórico de Abrantes), para os atletas participantes nos 100 km, estafetas 4x25 km e estafetas 2x50 km. Às 8 da manhã, na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), em Mouriscas, para os atletas participantes nos 50 km.

Às 9 horas, em Casais de Revelhos (junto ao campo de futebol), para os atletas participantes nos 25 km. E depois às 15 horas, no Estádio Municipal de Abrantes, para os atletas participantes no Trail Kids (uma prova lúdica).

A chegada dos atletas dos 100 km, 50 km, 25 km e estafetas ocorrerá no Estádio Municipal de Abrantes.

O COA dá este apoio técnico à organização, porque o Município tem a coordenação de todas as associações e Abrantes tem muitas.

Artur Oliveira, COA

 

A entrega de prémios está agendada para o Estádio Municipal, a partir das 16 horas.

De notar ainda que o Trail Abrantes 100 voltou este ano a receber o estatuto de EcoEvento, atribuído pela Valnor - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A., empresa a quem está concessionada a gestão dos resíduos sólidos urbanos no concelho de Abrantes, como um exemplo de adoção de medidas ambientais adequadas e que promovem os conceitos da sustentabilidade.

A organização deste evento desportivo volta a ter a responsabilidade do Município de Abrantes, em parceria com o Clube de Orientação e Aventura (COA). E conta com a colaboração de dezenas de voluntários de diversas associações que vão estar espalhados ao longo do percurso nos pontos de apoio e de logística da prova.

Ainda de acordo com Artur Oliveira esta prova tem uma grande logística associada à distância, 100 km, que terá metade da distância a ser realizada durante a madrugada. Os 100 km partem à 1 da madrugada e os 50 km às 8 da manhã.