Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Trail

Abrantes 100 recebeu mais de 650 atletas inscritos oriundos de 5 países (C/ÁUDIO e FOTOS)

17/10/2022 às 17:59
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Sérgio Pereira (OCS – Arrábida Trail Team), foi o vencedor da prova dos 100 km, do Trail Abrantes 100, disputado no dia 15 de outubro em Abrantes. O atleta fez o tempo de 10h30m12s, suplantando João Galo (Sharish Gin/GD Piranhas do Alqueva) e Daniel Simões (Xporfit Trail Running Team).

Em femininos triunfou Vera Bernardo (ARCD Venda da Luísa), com o crono de 11h12m13s (repetindo o triunfo da última edição), à frente da atleta alemã Maja Horstkötter e Maria Ribeiro (Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo). 

A competição, na sua quinta edição, integrou o Circuito Nacional de Trail da ATRP - Associação de Trail Running de Portugal e teve 650 atletas inscritos, oriundos de Portugal, Alemanha, Roménia, Espanha e Brasil, distribuídos pelas diferentes modalidades de participação: 100km, 50km, Estafeta 4x25km, Estafeta 2x50km e Kids.

A organização pertenceu ao Município de Abrantes, em parceria com o Clube de Orientação e Aventura (COA) e contou com mais de 250 voluntários provenientes de associações e clubes do concelho, além das Juntas de Freguesia, nos mais diversos PAC's do percurso (Pontos de Abastecimento e Controlo), uma marca de hospitalidade que já é uma referência do evento.

Artur Oliveira, do COA, fez um balanço “muito positivo. Já estávamos com saudades destas competições. De noite há autênticas romarias aos postos de abastecimento por parte dos familiares dos atletas.” Por outro lado, referiu que há muitos atletas que procuram esta prova para superar os seus limites.

De acordo com Artur Oliveira há sempre muita animação e apoio dos voluntários das associações envolvidas aos atletas. E aquilo que já é uma característica desta prova é que as associações “esmeram-se para dar todas as condições aos atletas. Há por ali autênticos momentos de grandes convívios.”

Artur Oliveira destacou também a realização do primeiro Trail Kids que ocupou uma parte da tarde até à chegada dos atletas no Estádio Municipal de Abrantes.

Ao nível de participantes, houve 580 atletas e ainda por cima com a realização em simultâneo de uma prova idêntica (mesma distância) na Serra da Estrela.

O dirigente do COA revelou que “pode dizer-se que esta foi a melhor de todas.”

Quanto às participações dos atletas da região, Daniel Simões fez 3.º lugar na classificação geral dos 100 km; André Alves, da Casa do Benfica, em Abrantes, fez 3.º lugar nos 100 km em seniores masculinos.

Por equipas, o COA fez 2.º lugar nos 100 kms, a casa do Benfica fez 6.º e os Quenianos do Ribatejo fizeram 22.º lugar.

Nos 50 kms Luís Quintas, da Casa do Benfica de Abrantes, fez 2.º lugar. De destacar nesta distância o 2.º lugar em seniores femininos Mariana Henriques, do COA, em 3.º lugar de seniores femininos ficou Alexandra Simão, da equipa Desafios Positivos.

António Almeida, atleta abrantino que corre pelo Clube Desportivo de Espite venceu na classificação geral dos 25 kms.

Nos 25 kms a Casa do Benfica de Abrantes teve uma série de atletas nos lugares de todo.

Artur Oliveira, COA

A próxima edição do Trail Abrantes 100 já está agendada para dia 14 de outubro de 2023.

VENCEDORES

100km

Masculinos: Sérgio Pereira (OCS - Arrábida Trail Team)

Femininos: Vera Bernardo (ARCD Venda da Luisa)

50km

Masculinos: Ricardo Parada (OCS - Arrábida Trail Team)

Femininos: Suse Oliveira (ATR-Algarve Trail Running)

25km

Masculinos: António Almeida (Clube Desportivo de Espite)

Femininos: Vitorina Mourato (ACPortalegre/UTSM)

Geral Duplas

Nuno Paiva/Gonçalo Carita (MP1 Bikes)

Geral Estafetas

Carlos Carvalho/José Ribeiro/Bernardo Prazeres/Octávio Vicente (PRERunners)

Pode ver AQUI todas as classificações do Trail Abrantes 100

Galeria de Imagens

Palavras chave:
Trail Abrantes